Lula estará em Salvador na próxima quinta-feira
Libertado depois de 580 dias preso em uma sala na PF de Curitiba, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve desembarcar em Salvador na próxima semana para a reunião da Executiva Nacional do PT, marcada para quinta-feita que vem.
A informação foi antecipada na tarde de ontem à Satélite por parlamentares e líderes do partido. De acordo com as fontes, a vinda de Lula estava fora do roteiro, já que o encontro havia sido agendado há oito dias, antes que o Supremo derrubasse a prisão de condenados em segunda instância. Agora, afirmam, a presença do petista é dada como certa. Logo após a Justiça determinar a soltura do ex-presidente, a cúpula do PT começou a articular a participação dele no evento.
Sem destino
No entanto, a hipótese de Lula morar na Bahia ainda é tratada como mera especulação por cardeais petistas. Em entrevista ao site Brasil de Fato, no fim de outubro, ele revelou o desejo de trocar São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, por um estado do Nordeste.
Alistamento na tropa
O Diretório Estadual do DEM prepara para o início de dezembro a filiação em massa de prefeitos do interior interessados em entrar na legenda. Comandadas pelo deputado federal Paulo Azi, presidente do partido na Bahia, as negociações são travadas com políticos dos mais variados grupos, parte deles da base aliada ao governo Rui Costa (PT). Os nomes serão mantidos em sigilo até o fechamento dos acordos em aberto, o que só deverá ocorrer às vésperas da cerimônia oficial, mas a lista inclui, sobretudo, prefeitos de grandes e médias cidades.
“Acho que é retrocesso. Mas é decisão do Supremo, deve ser cumprida, respeitada. Eu optaria pela interpretação que melhor serve aos interesses nacionais e ao combate à corrupção”
Carlos Velloso, ex-presidente do STF, ao criticar ontem a decisão contrária à prisão em segunda instância, durante o 4º Congresso Nacional dos Advogados Públicos Federais (Conafe), que acontece até hoje, em Praia do Forte.
Fonte: Correio24H