Incêndios podem se intensificar devido a ventos fortes na Califórnia

 

Os bombeiros na Califórnia estão em alerta diante da previsão de ventos de mais de 100 km/h para a noite desta terça-feira (29), que ameaçam alimentar os incêndios florestais que afetam o estado.

Milhares de bombeiros combatem vários focos no norte e sul do estado.

O incêndio Kincade já devastou 30.519 hectares, ou 305 km², duas vezes e meia a área da cidade de San Francisco, no condado de Sonoma, ao norte dessa cidade e onde as chamas estão contidas em 15%, segundo um boletim das autoridades.

O outro grande incêndio, o Getty, é registrado em Los Angeles, perto de uma exclusiva zona residencial, levando moradores a evacuarem suas casas, entre eles o astro do basquete LeBron James e o ator Arnold Schwarzenegger.

Até agora queimou 265,4 hectares e cresceu 6%, o que o prefeito Eric Garcetti viu como um “bom sinal”, embora a previsão do tempo não seja boa: ventos de entre 80 e 112 km/h.

“Esta noite às 23h esperamos fortes ventos, que inicialmente serão contidos pela umidade do ar, mas essa umidade vai cair amanhã”, indicou em coletiva de imprensa.

 

 

“É necessário apenas uma brasa no vento para começar outro incêndio”, disse o chefe de bombeiros de Los Angeles, Ralph Terrazas, à frente de uma equipe de 1.165 homens com 170 caminhões e 11 helicópteros.

“Nosso objetivo é aumentar a contenção o máximo possível” do Getty, agora em 5%, antes de que caia a noite. “Estamos muito preocupados com os ventos desta noite”.

Mais de 7 mil residentes estão na área de evacuação do Getty, que já destruiu oito estruturas e danificou seis.

O Kincade destruiu 124 imóveis, incluindo 57 casas, e danificou outras 23 construções. Com os ventos de terça-feira à noite, os mais de 4.500 bombeiros que o combatem se preparam para outra batalha com o objetivo de evitar que as chamas se propaguem.

Cerca de 180 mil pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas na região vinícola de Sonoma, onde o governador Gavin Newsom declarou estado de emergência, e as autoridades esperam novas evacuações por este fenômeno de vento, que deve durar 24 horas e pode empurrar o fogo para o oeste.

 

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Powered by