Trump perdoa fazendeiros que incendiaram terreno

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu nesta terça-feira (10) perdão a dois fazendeiros do estado de Oregon, condenados em 2012 por terem iniciados incêndios não autorizados em território federal em 2001 e 2006.

Segundo a Casa Branca, Dwight Hammond, 76 anos, e seu filho Steve, de 49 anos, receberam indulto presidencial porque as provas contra os dois no julgamento do caso eram “contraditórias”.

Dwight foi inicialmente condenado a três meses de prisão e seu filho a apenas um. Os dois cumpriram as penas, mas um tribunal de apelações revisou a decisão de primeira instância e ampliou o tempo de reclusão de ambos para quatro anos, considerando que as leis federais punem o crime cometidos por eles com até cinco anos.

Os Hammond defenderam na época que tinham iniciado o incêndio em sua própria fazenda para evitar a expansão de plantas invasoras, mas a versão apresentada pelo então governo do presidente Barack Obama era bastante diferente: eles se dedicavam à caça e atividades ilegais. O fogo era para apagar provas.

Para o governo Trump, os representantes da Casa Branca na época de Obama apresentaram um recurso “excessivamente apaixonado” que gerou a condenação dos Hammond a cinco anos de prisão.

A condenação dos fazendeiros provocou o surgimento de milícias armas, que alegavam defender os princípios constitucionais americanos diante da “tirania do governo”. Eles também ocuparam em protesto em edifício federal em um parque natural do Oregon em 2016. A manifestação durou cerca de 40 dias.

Dwight cumpriu três anos de prisão. Já Steven passou cerca de quatro anos preso. Além disso, os dois pagaram US$ 400 mil ao governo dos EUA em um processo civil.

“Os Hammond são homens dedicados à família, contribuintes respeitados em sua comunidade local e contam com um amplo apoio de seus vizinhos, da polícia local e dos fazendeiros de todo o oeste”, disse a Casa Branca no anúncio do indulto.

 

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Powered by