Entrevista com pré-candidato a vereador Dão Curraleiro

Hoje entrevistamos o pré-candidato a vereador Dão Curraleiro. Da zona rural de Feira da Mata, Dão nos conta quais os planos que ele tem caso consiga se eleger como vereador do município.

SB: Me fale sobre você, como você se define como pessoa?

Dão Curraleiro: Meu nome é João e sou conhecido como Dão Curraleiro, o mesmo apelido do meu pai. Todo mundo me conhece e gostam muito de mim. Tenho muito orgulho de ser conhecido por esse nome e da amizade que as pessoas tem comigo.

SB: Onde você nasceu? Qual a sua relação com a região?

Dão Curraleiro: Eu nasci aqui no município de Feira da Mata. Moro no interior, na zona rural chamada “Tábuas”. Minha relação com a região é muito boa, tenho muitos amigos, nascemos e nos criamos todos juntos. Todos me conhecem e não tenho inimizade com ninguém.

SB: Nos fale um pouco sobre a sua família.

Dão Curraleiro: Sou casado e tenho dois filhos. Minha esposa se chama Matilde, mas é conhecida como Ica.  Meu menino se chama Breno e a menina se chama Mislene.

SB: Como é a sua relação com os cidadãos de Feira da Mata?

Dão Curraleiro: Boa demais. A mesma relação que tenho com o pessoal aqui da zona rural, eu tenho com o pessoal de lá. Conheço todo mundo, fomos criados juntos desde pequenos. Brincando de jogar bola no campinho de areia. Então, essa relação pra mim é boa demais.

SB: Quem são os seus eleitores e o que essas pessoas buscam no pré-candidato Dão Curraleiro?

Dão Curraleiro: Essas pessoas buscam isso, a amizade, a minha boa vontade, a minha humildade, a minha felicidade em ajudar.

SB: Como você define o povo de Feira da Mata?

Dão Curraleiro: Eu defino como pessoas muito boas, humildes, acolhedores. As pessoas que chegam aqui são sempre bem recebidas.

SB: Qual a importância de Feira da Mata em sua vida?

Dão Curraleiro: Feira da Mata é um lugar rico, mas é fraco, porque segue de acordo o tempo, quando temos pouca chuva, não produzimos o que a gente espera. Trabalhamos bastante, e temos que chegar com vontade para fazer o bem para Feira da Mata.

SB: Como nasceu seu interesse pela política?

Dão Curraleiro: Eu fui criado e cresci junto com um ex-candidato, que até já faleceu, o Zé de Elias. Quando eu era criança, eu via ele chamando meu pai para participar da campanha e se candidatar, e naquele tempo, era mais fácil do que hoje, e meu pai não teve interesse.

SB: Por que você quer ser vereador de Feira da Mata?

Dão Curraleiro: Eu me interessei, até mesmo por minha família e meus amigos que me pediram para me pré-candidatar e cobrar as necessidades do município e dessa nossa região que tem muitas necessidades. Porque as vezes saímos daqui para cobrar os de lá, e eles falam que vão conversar com o prefeito e nós ficamos esperando e nada muda.

SB: Como você avalia o relacionamento entre a câmara de vereadores e o executivo no pleito em exercício?

Dão Curraleiro: Hoje essa relação é boa. O prefeito tem uma boa relação com a maioria, mas tem muitos que discutem, que quando ele tenta fazer alguma coisa, eles tentam tirar. Quando ele tenta fazer alguma coisa aqui pela zona rural, tem vereador que atrapalha ele de fazer.

SB:  Ao vereador, na condição de legislador, cabe o papel de elaborar leis para o município. Se eleito, quais são os seus projetos de lei para o pleito dos próximos quatro anos?

Dão Curraleiro: Por enquanto o meu projeto é se eu for eleito, se Deus quiser, entrar e trabalhar bem e resolver as necessidades que surgirem no município. Se eu ver o prefeito querendo trabalhar, eu estou pronto para ajudar.

SB: Dentre tantas leis que o vereador pode propor, está a lei orçamentária anual que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Em sua opinião, quais as áreas deveriam receber maior parte desse recurso?

Dão Curraleiro: A área da saúde precisa muito e a área da educação. Essas áreas precisam de muito recurso porque aqui quando chegam os recursos para serem aplicados, os vereadores não querem assinar pra isso. Tem uns que só querem assinar, se o prefeito concordar, puxar para as terras deles.

SB: Ao vereador também cabe o papel de fiscalizar a atuação do poder executivo verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais. Qual a sua postura caso o candidato a prefeito que você apoia seja eleito ou não?

Dão Curraleiro: Eu vou trabalhar na honestidade, fiscalizando o prefeito para que ele seja honesto também. Se for para fazer coisas erradas, eu não assino.

SB: Para finalizar, gostaria de acrescentar alguma coisa? Deixar alguma mensagem para o eleitor?

Dão Curraleiro: Eu peço a eles para me ajudarem. Estou tentando me candidatar pela primeira vez, e para a pessoa conhecer um pré-candidato, ele tem que ganhar.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Powered by