Entrevista com pré-candidato a vereador João Caetano

O Siga Bahia continua acompanhando o processo de candidaturas na região de Feira da Mata. Hoje entrevistamos o João Caetano, que já cumpriu três mandatos como vereador e hoje nos conta quais os motivos que o levaram a tentar se eleger como vereador do município.

SB: Me fale sobre o João, quem é ele? Como você se define como pessoa?

João Caetano: Em honra ao meu pai que é José Caetano, eu sou um trabalhador rural que mora aqui em Itapicuru desde pequeno. Me defino bem aqui na comunidade, na zona rural, próximo a Feira da Mata. Sou amigo de todo mundo aqui e todo mundo me conhece. E é por isso que eu sempre me defino aqui na comunidade.

SB: Onde o Senhor nasceu?

João Caetano: Nasci aqui mesmo na comunidade do Itapicuru, a 15 km de distância de Feira da Mata.

SB: Qual a sua relação com a sua terra natal?

João Caetano: É uma boa relação, graças a Deus. Todo mundo é amigo, é uma comunidade boa, onde a maioria quando não é parente, é amigo. E é por isso que eu me sinto muito bem nessa comunidade, eu me sinto em casa.

SB: Nos fale um pouco sobre a sua família.

João Caetano: Fui viúvo, mas hoje já sou casado novamente. Minha esposa se chama Terezinha Sousa Ramos e estamos juntos há 35 anos. Eu tenho seis filhos, três do primeiro casamento e três do segundo.

SB: Como é a sua relação com os cidadãos de Feira da Mata?

João Caetano: A minha relação com o povo de Feira da Mata é muito boa. Graças a Deus eu já tenho três mandatos como vereador, e desde a primeira vez eu já fui bem votado. Só nessa ultima eleição que alguns vizinhos aqui se candidataram, então perdi alguns votos, mas estamos pleiteando nessa eleição agora e com fé em Deus a gente chega lá.

SB: Quem são os seus eleitores e o que essas pessoas buscam no candidato João Caetano?

João Caetano: Os que eles buscam na gente é a honestidade, é uma pessoa de palavra, uma pessoa de honra, que luta sempre pela comunidade e está sempre trabalhando junto pelo município. É isso que a gente sempre fez, pelo bem de todos e pela melhora e o futuro do nosso município também. É por isso que eles veem isso na realidade, na área de saúde, de educação, em estradas, que a gente tá sempre junto trabalhando por melhoras, melhores dias.

SB: Como você define o povo de Feira da Mata?

João Caetano: O povo de Feira da Mata é um pessoal simples, que sempre está trabalhando e são a maioria trabalhadores rurais, vivem da roça também. Um pessoal simples que sempre lutam por uma Feira da Mata melhor.

SB: Qual a importância de Feira da Mata em sua vida?

João Caetano: Esse município próximo a Feira da Mata foi onde eu nasci e me criei. Quando a gente luta por dias melhores, quando eu não consigo ver estradas, ver saúde, tudo em perfeito lugar em Feira da Mata, mas fica para meus filhos. A gente tem de começar essa luta por dias melhoras para Feira da Mata, para o nosso povo, para os meus filhos e para os meus netos.

SB: Como nasceu seu interesse pela política?

João Caetano: A gente via através da política muita gente que sofre discriminação política. Tem político que entra e marca o trabalhador, marca o eleitor. E para mim, a política é uma coisa para o melhor, não uma política de marcação. Dentro dessa discussão política é que surgiu o interesse de estar entrando na política para melhorar, não para mim, mas, pelo município, pela comunidade e pelo nosso povo em geral de Feira da Mata. Se a gente estiver bem e a comunidade não estiver bem, não tá legal, tem que estar bom para todos.

SB: Por que você quer se eleger vereador de Feira da Mata?

João Caetano: Porque a gente vê que o pessoal não tem aquele espirito de cobrar. Porque a gente deve cobrar pela educação, pela saúde, por estradas, e aqui em nossa comunidade dessa vez, ficou sem nenhum representante. Eu tive três mandatos, e aí ficou sem representante. E quando uma comunidade fica sem representante, aí fica difícil, porque não tem quem cobra. Eles jogam de lá pra cá o que bem quer, e ficam assim nessa discriminação.

SB: Como você avalia o relacionamento entre a câmara de vereadores e o executivo no pleito em exercício?

João Caetano: Eu pouco tenho participado das reuniões da câmara, mas eu vejo que o prefeito controla a maioria dos vereadores e faz mais ou menos de acordo ele pensa. Eu não tenho nada contra, porque eu também só vejo o que falar, mas o relacionamento deles com o prefeito está funcionando.

SB:  Ao vereador, na condição de legislador, cabe o papel de elaborar leis para o município. Se eleito, quais são os seus projetos de lei para o pleito dos próximos quatro anos?

João Caetano: A gente pensa mais o projeto na parte da agricultura, porque toda a agricultura consiste de algumas coisas que fazemos aqui. Pecuária e agricultura. Esses projetos, nós vemos que muitas vezes os vereadores pensam mais na cidade, não pensam na comunidade, não pensam na agricultura familiar. Temos vários projetos aqui que temos que reivindicar e correr atrás. São projetos que pertencem ao pequeno produtor, o produtor de leite. É por isso que temos sempre que melhorar a comunidade, incentivando o trabalhador rural.

SB: Dentre tantas leis que o vereador pode propor, está a lei orçamentária anual que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Em sua opinião, quais as áreas deveriam receber maior parte desse recurso?

João Caetano:  Para mim, as áreas prioritárias são a saúde e a educação. Mas aqui pra nós, como a estrada e a agricultura são áreas prioritárias, como a gente vê que o gestor do município ele desvia muita verba de um recurso para o outro, ainda mais com esse ano da pandemia, acho que vale a pena mudar alguns recursos e ver como fica. Eu não sei como está montado o recurso esse ano, mas tinha que ter uma grande prioridade para a agricultura, pois não temos técnicas e nada, e por isso, devia haver mais investimento na agricultura e na pecuária.

SB: Ao vereador também cabe o papel de fiscalizar a atuação do poder executivo verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais. Qual a sua postura caso o candidato a prefeito que você apoia seja eleito ou não?

João Caetano: Se o meu pré-candidato a prefeito for eleito, a gente tem que fiscalizar, assim como se for o candidato da oposição. O vereador tem a obrigação de fiscalizar o que vem para o município, o que entra e a verba que está sendo aplicada. Tem muitos aí que desviam algumas verbas e o vereador vai apoiar e dizer que está correto, mas esse não é o meu caso. Eu tenho tudo para fiscalizar e fazer aquilo que é o certo. Como tenho a certeza de que eleger pessoas honestas, a gente confia e pode fazer as coisas com seriedade. Como Valmir que é o pré-candidato a prefeito, ele é daqui da minha comunidade, crescemos juntos, eu o conheço e confio nele. Acredito que ele ganhando a prefeitura, vai fazer o certo com honestidade e perfeição.

SB: Para finalizar, gostaria de acrescentar alguma coisa? Deixar alguma mensagem para o eleitor?

João Caetano: Para o povo de Feira da Mata, eu tenho a honra de dizer que quero sempre trabalhar junto, para fiscalizar o município para trazer o melhor para nossos dias, para nossa comunidade e do nosso município.  Para todo o povo de Feira da Mata, eu penso e trabalho por melhores dias.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Powered by