PF faz busca e apreensão na casa de Secretário de Segurança Pública da Bahia

PF faz busca e apreensão na casa de Secretário de Segurança Pública da Bahia

Uma grande operação em andamento, na cúpula da secretaria de Segurança Pública da Bahia promete abalar as estruturas da pasta e, por extensão, o governo Rui Costa. Trata-se da Operação faroeste, da PF, cumprindo nesse momento mandado de busca e apreensão na SSP e na residência do Secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa.

O STJ determinou o afastamento dele por 180 dias. O COI (Centro de Operações Integrada) foi lacrado pela PF. A SSP ainda não se manifestou. A reportagem tenta contato e busca mais detalhes.

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (14/12) as 6ª e 7ª fases da Operação Faroeste, destinada à desarticulação de esquema criminoso voltado à venda de decisões judiciais por juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA). 

A operação investiga também a participação de integrantes de outros Poderes, responsáveis pela blindagem institucional do esquema. São investigados possíveis crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico de influência.

São cumpridos 36 mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador (BA), Barreiras (BA,) Catu (BA), Uibaí (BA) e Brasília (DF). Também foi determinada prisão temporária de duas desembargadoras do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, a prisão preventiva do operador de um juiz, além do afastamento do cargo e função de todos os servidores públicos envolvidos nestas fases.

A operação atende à decisão do ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça.

 

Fonte: site Sudoeste Digital

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Powered by