Dona Vera: Uma trajetória de vida e um mandato político marcados pela transparência, comprometimento e inclusão
Dona Vera: Uma trajetória de vida e um mandato político marcados pela transparência, comprometimento e inclusão
Seriamente preocupada com a desigualdade que ainda assola a sociedade riachense e impossibilita o seu desenvolvimento, Dona Vera decidiu inserir-se na vida política, baseada no pluralismo, na diversidade e na honestidade de suas ações. Em 2016, a vereadora foi escolhida pela população com um número expressivo de votos, tornando-se a principal referência feminina, quilombola, negra e progressista a ocupar espaço no Poder Legislativo Municipal – outrora, tão ocupado apenas por homens ricos e brancos.
A mesma mulher que viveu a sua infância e adolescência no campo, que se formou em Letras, que dedicou grande parte de sua vida profissional às questões da Educação do Campo, na Escola Família Agrícola, tornou-se hoje uma vereadora dedicada e ciente das demandas que advinham do seio da população.
A história de Dona Vera funde-se, naturalmente, com o seu mandato ao longo destes últimos quatro anos. Ao assumir o posto político, logo no seu primeiro ano de atuação na Câmara de Vereadores, Vera Lúcia representou o povo olhando para os seus próprios desafios de vida e sua própria experiência profissional: 0 que fez uma grande diferença. No seu primeiro ano de mandato, que se iniciou no dia 1º de janeiro de 2017, a vereadora já assumiu compromissos importantes com sociedade civil.
Ao município de Riacho de Santana, Dona Vera promoveu relevantes contribuições. Em se tratando de ações sociais, Dona Vera foi uma das primeiras fundadoras da Pastoral da Criança e do primeiro grupo de jovens da paróquia, conhecido como Grupo Juventude em Embalo. Ela também foi gestora do Clube de Mães de Riacho Santana e, anos após, também contribuiu com a fundação da Casa Vida, uma Casa tão importante para a preservação e continuidade da vida de crianças e adolescentes.
Em questão de desenvolvimento econômico, por exemplo, os papéis desempenhados pela vereadora, ao longo de sua vida e de seu mandato político, também se tornaram bastante evidentes à população riachense. Como voluntária no Movimento de Mulheres Camponesas, Dona Vera também contribuiu para a reflexão sobre processos culturais, desenvolvimentistas, com um número constante de discussões e debates junto à sociedade.
Em março de 2017, com indicação de nº 15, a vereadora solicitou a restauração da Avenida do Agricultor, ao prefeito ainda em exercício. A obra beneficiou a todos os moradores do bairro São Félix, além de escolas, da rádio Nossa Senhora de Guadalupe, serrarias, cerâmicas, centros médicos e demais setores sociais localizados no entorno da avenida. Durante o mesmo ano, com o seu projeto de nº 409, Dona Vera deu foco e importância pública à Associação Riachense de Apicultores, a ARAPIS, potencializando a produção anual de mel em 10 mil quilogramas e gerando trabalho e renda a produtores agroecológicos.
No quesito infraestrutura, também em 2017, Dona Vera indicou ao atual prefeito a reforma e a ampliação da praça da Igreja Matriz, na comunidade de Vesperina. Solicitou também a restauração da Praça Licurgo de Araújo, da Praça Augusta Maria de Jesus, conhecida como Largo da Vitória e da Praça Luiz Eduardo Magalhães.
Durante o mesmo ano, Dona Vera também participou de grandes eventos e reuniões. Esteve presente no seminário de formação para os membros do Diretório, filiados e simpatizantes do PT com a participação do Deputado Estadual Zé Raimundo; Participou do Encontro Inter Territorial Quilombola com a temática Educação Profissional para Comunidades Quilombolas dos Territórios de Identidade Velho Chico, Rio Corrente, Sertão Produtivo; Em Vitória da Conquista, marcou presença na Plenária Regional sobre o Processo de Eleições Diretas – PED, com a participação dos candidatos ao Diretório Municipal Antônio Marcos, ao Diretório Estadual Deputado Waldenor Pereira e ao Diretório Nacional Senador Lindberg.
No município de Santana, Dona Vera também integrou a Comitiva da AECOFABA para um encontro com o Governador Rui Costa, onde solicitou apoio para a permanência da Comarca de Riacho. Em Salvador, com Bete e Edite Costa, a vereadora representou a comunidade riachense em audiência com o Superintendente Regional do Governo do Banco do Brasil, Sr. Fernando Pôncio Paiva.
Tanto os documentos pertinentes às propostas e ações executadas, como as devidas prestações de contas, encontram-se disponíveis no site
https://www.donavera.com.br/documentos/ e na página Dona Vera no Facebook. Fique sempre atento(a) às ações em prol do desenvolvimento de Riacho de Santana, possibilitados pela nossa Vereadora Dona Vera.
Redator: Carlos Augusto Júnior