Riacho de Santana: PT confirma as pré-candidaturas de Bete Costa e Ronaldo Rocha à prefeitura da cidade

Riacho de Santana: PT confirma as pré-candidaturas de Bete Costa e Ronaldo Rocha à prefeitura da cidade

Na convenção partidária, realizada na tarde deste domingo (13), o Partido dos Trabalhadores (PT), juntamente com os partidos aliados REDE, PSOL e PSB, lançou a riachense Bete Costa, como pré-candidata à prefeita de Riacho de Santana e Ronaldo Rocha, como pré-candidato a vice. Além disso, a chapa apresentou a sua coligação com o nome: “A mudança que o povo quer”.

Na mesma ocasião, também foram confirmados os pré-candidatos a vereadores, cujos discursos possuem o mesmo sonho de transformação e renovação do cenário político riachense. A eles e também a alguns convidados que compuseram a mesa, também foi reservado um momento para que cada um pudesse compartilhar seus ideais aos públicos, tanto o que se fez presente na convenção, como àquele que assistiu virtualmente pelas redes sociais.

A convenção ocorreu na Loja Maçônica Estrela Flamejante, localizada na Rua Guilherme de Castro. O evento teve cinco horas ininterruptas de duração, com grande interatividade e comentários nas redes sociais, além de ter contato com um público de filiados e convidados da sociedade civil, dentre eles profissionais liberais, estudantes, idosos, amigos e familiares. Por cumprimento às exigências dos órgãos de saúde, o número de pessoas no ambiente teve de ser moderado.

Sob fortes aplausos, a pré-candidata deu início ao seu discurso recordando a sua trajetória de vida. Emocionada e olhando para o seu pai, Benedito Lopes, antigo dirigente do sindicato dos trabalhadores rurais, Bete relembrou alguns momentos duros da infância. Sem transporte rural e merenda escolar, teve de andar diariamente vários quilômetros para estudar. Ela também agradeceu, in memorian, ao apoio e à educação política e social fornecidos por Padre Aldo Lucchetta.  

A pré-candidata também mencionou todo o trabalho efetivado ao longo de todo esse tempo de pandemia. Ela lembrou que “apesar da impossibilidade de visitar cada riachense em sua casa, foi possível a construção de um Programa de Governo Participativo (PGP), organizado conjuntamente com o apoio da sociedade”.

O PGP tornou-se a marca registrada de sua campanha. Ao decorrer de vários meses, diversas representações de setores e movimentos sociais puderam contribuir positivamente para a construção de um plano de governo democrático. Em sua fala, na convenção, Bete chegou a relembrar as cartas, textos e mensagens virtuais que recebeu durante esse período.

“Muitas pessoas me escreveram pedindo o que hoje para gente já é normalizado: o acesso à internet”. A pré-candidata chegou a citar a fala de um riachense, quando ele lhe disse: “Faz a internet chegar aqui, não só para enviarmos uma mensagem aos nossos parentes, mas para a gente estudar”. Compromissada com esse propósito, Bete finalizou: “Não podemos achar que todos nós tenhamos acesso à internet. Há quem não tenha. Nossa proposta também é promover a igualdade digital nessa cidade”.

Ronaldo, o pré-candidato a vice prefeito, que compõe a chapa, também proferiu seu discurso dando ênfase à importância de um olhar mais consciente e respeitoso ao comércio da cidade, do qual ele mesmo faz parte. “Eu como açougueiro conheço a realidade de perto e estou aqui, me colocando à disposição para ajudar com a economia local e com as demais áreas da nossa cidade”.

Há anos no setor de comércio, Ronaldo firmou o compromisso e a missão que tem em vista para dar o seu melhor a um dos setores da cidade que mais necessita de investimento e cooperações no momento atual.

No final do evento, houve também a participação de deputados, senadores e demais representantes políticos, por meio de vídeos, demonstrando apoio e confiança na nova chapa que hoje disputa as eleições municipais em Riacho de Santana.

 

Conheça Bete Costa

Filha de Riacho com uma ampla e variada experiência de vida e profissional, Bete Costa formou-se como técnica agrícola na ETFAB, graduada em pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB), tornando-se Mestre em Políticas Públicas pela PUC Goiás.

Bete também atuou em comunidades rurais e políticas de convivência com o semiárido, por meio do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). Na administração pública, atuou também no Ministério do Desenvolvimento Agrário, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e Secretaria de Desenvolvimento Rural e na Secretaria de Educação durante o atual governo de Rui Costa (PT).

Hoje Bete também é empreendedora, possibilitando a promoção de melhorias e ampliação do mercado na economia local de Riacho de Santana, com a circulação de produtos advindos da Agricultura Familiar.

 

Redator: Carlos Augusto Júnior

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Powered by