Santa Inês: grupo de campanha do atual prefeito e candidato a reeleição, Professor Emerson, promove baderna e é denunciado pela população por agressão em reta final de campanha

Santa Inês: grupo de campanha do atual prefeito e candidato a reeleição, Professor Emerson, promove baderna e é denunciado pela população por agressão em reta final de campanha

A população do município baiano de Santa Inês, tem reclamado bastante dos eventos políticos promovidos nessa reta final de campanha eleitoral, promovida pelo atual prefeito e candidato a reeleição, Professor Emerson (PT). Dessa vez, o Siga Bahia recebeu diversas denúncias de populares, os quais relatam que, nas noites de quarta-feira (11) e quinta-feira (12) ocorreram mais atos políticos promovidos pelo prefeito, que atraiu várias pessoas pelas ruas da cidade e provocando aglomeração, brigas, e tumultos.

O evento contraria explicitamente os protocolos estabelecidos pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que estabeleceu normas para a prevenção da Covid-19. Em fotos e vídeos gravados pela população, é possível perceber uma pequena carreata percorrendo a cidade, pessoas aglomeradas e outras segurando bandeiras, além de pessoas portando foguetes, latas de cerveja e garrafas. Vale ressaltar que o TRE proibiu comícios, passeatas, bandeiraços, caminhadas, bicicleatas, cavalgadas, motoatas e similares.

Além disso, familiares do seu opositor, o candidato a prefeito Júnior de Valdélia (PCdoB), foram procurados pela redação e relataram que o grupo do atual prefeito teria passando em frente à casa dos pais do candidato, provocando muito barulho por meio de bombas, fogos de artifício e carro de som. E para agravar ainda mais a situação, disseram que as pessoas que estavam nas carreatas, teriam agredido verbalmente e fisicamente, arremessado ovos contra a residência, ainda tentaram destruir um dos veículos do candidato do PCdoB que estava estacionado na frente da residencia do candidato. A Polícia Militar foi acionada pelas vítimas das agressões, contudo, não obtiveram retorno.

Assim, uma denúncia foi feita na ouvidoria do TRE para apuração dos fatos. O candidato, partido ou coligação que descumprirem as medidas estabelecidas, estarão sujeitos a multa no valor de R$ 5 mil a R$ 25 mil, ou equivalente ao custo da propaganda, se for maior.

Nesse caso, medidas foram tomadas pela coligação do candidato Junior de Valdélia, que na mesma noite, em contato com a Deputada Federal Alice Portugal e o comandante geral da Policia Militar da Bahia, o Coronel Anselmo Brandão, trocaram toda a guarnição da Policia Militar lotada no 19° batalhão em Santa Inês.

Vale ressaltar que o candidato Junior de Valdelia optou por não fazer aglomerações em sua campanha, respeitando as orientações da OMS, em especial cuidado com a população. A redação do Siga Bahia entrou em contato com o TRE e Policia Militar e não encontrou registros sobre nenhum evento promovido pelo grupo 65 que descumprissem as normas.

Também vale lembrar que o atual prefeito e candidato a reeleição emitiu diversos decretos para fechamento do comércio local e fechamento da cidade, prejudicando os comerciantes locais, onde ainda existem barreiras nas entradas e saídas da cidade. Contudo promoveu e promove eventos que geram aglomeração, badernas e brigas com pessoas de dentro e fora do município, exemplo disso foi uma carreata promovida pelo atual prefeito no ultimo domingo (dia 8), onde foram flagrados uma grande quantidade de carros e pessoas de fora, vindas de outras cidades da região, como Maracás, Jaguaquara, Itiruçu, Ubaíra, Itaquara e outras, descumprindo todas as normas sanitárias. Agora é só esperar pelo aumento do COVID no município.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Powered by