Coronavírus: China constrói em 10 dias hospital de 25 mil metros quadrados

A cidade chinesa de Wuhan, epicentro do surto de coronavírus, construiu um hospital em 10 dias para tratar pacientes com suspeita de terem contraído a doença respiratória.

 

O Hospital Huoshenshan, de 25 mil metros quadrados, um dos dois novos hospitais em construção no país, está previsto para ser inaugurado nesta segunda-feira (03).

Em 24 de janeiro, escavadeiras limpavam o terreno onde a unidade de saúde começaria a ser erguida.

 

As autoridades de saúde chinesas afirmam que 304 pessoas morreram em decorrência do novo coronavírus — que infectou mais de 14 mil pessoas no país.

Foram registrados ainda cerca de 100 casos em outros 22 países — no Brasil, há 16 casos suspeitos, mas nenhum confirmado.

Guindastes e escavadeiras durante a construção do Hospital Huoshenshan
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

 

O número de casos registrados em todo o mundo superou o da epidemia da síndrome respiratória aguda grave (Sars), que infectou 8,1 mil pessoas em 2003.

 

 

O surto de coronavírus começou em Wuhan, cidade com cerca de 11 milhões de habitantes.O Hospital Huoshenshan vai contar com aproximadamente 1 mil leitos, segundo informou a imprensa estatal.

 

Operários da construção civil instalam revestimento à prova de umidade
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

 

A televisão estatal chinesa está transmitindo em tempo real o avanço da construção no canteiro de obras — o que teve um sucesso improvável de audiência.

De acordo com o jornal Global Times, mais de 40 milhões de pessoas estão assistindo às transmissões ao vivo da obra na China.

A popularidade das imagens levou as máquinas usadas na construção civil a ganhar uma fama incomum.

 

A betoneira, por exemplo, ganhou apelidos como “Rei do Cimento” e “Grande Coelho Branco”.

Assim como a unidade de Pequim, o Hospital Huoshenshan está sendo construído a partir de estruturas pré-fabricadas.

 

De acordo com Huang, engenheiros de todo o país foram recrutados para concluir a construção a tempo.

“A China é muito boa em obras de engenharia. Tem histórico de construir arranha-céus com rapidez. É muito difícil para os ocidentais imaginarem isso. E pode ser feito”, acrescentou.

 

Fonte: Terra

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Powered by