Entrevista com Pré-candidata a vereadora Nailde Moreira Santos

A entrevistada de hoje é a pré-candidata a vereadora Nailde Santos Moreira. Casada, e bastante religiosa, uma das suas filhas serviu ao altar durante dezessete anos, e Nailde pretende ingressar o outro filho nos serviços católicos também. Filha do Seu Otávio e da falecida Dona Ana, Nailde nos conta sobre sua vontade de participar das eleições em 2020.

 

SB: Me fale sobre a Nailde, quem é ela? Como você se define como pessoa?

Nailde: Eu sou uma pessoa simples, venho de uma família humilde. Nasci e estou me criando aqui em Feira da Mata, sou bastante conhecida no município. Me considero alguém simples e humilde.

SB: Você me disse que é filha de Feira da Mata, qual a sua relação com Feira da Mata e a região?

Nailde: A minha relação é de amor. Eu amo a minha cidade e tenho o sonho de vê-la crescer. Que ela passe dessa “vilazinha” em que está agora e cresça bastante, é o meu sonho. Eu amo o meu lugar, eu não me vejo fora daqui. Eu vejo Feira da Mata como um lugar mais desenvolvido, porque infelizmente, no momento, não temos estrada, não temos outras coisas que estão faltando, mas eu sonho vê-la uma cidade melhor.

SB: Nos fale um pouco sobre a sua família.

Nailde: Meu companheiro se chama João Nilson e estamos juntos há dez anos. Sou mãe de três filhos, a Isadora, de 17 anos, o Otávio de 8 anos e o Pedro Henrique de 15 anos.

SB: Nailde, como é a sua relação com os cidadãos de Feira da Mata?

Nailde: É uma boa relação. Eu converso muito, sabe? Quando saio com meu esposo ele até comenta que não gosta de sair comigo, porque estou sempre parando para conversar com as pessoas. Ele diz “Você é pior que candidato”. Acho que foi por isso que seu Valmir me chamou. Eu sou muito amiga e graças a Deus eu não tenho inimizade com ninguém em Feira da Mata. Onde eu vou o pessoal fala comigo. Sou muito popular, é uma relação muito boa mesmo, me sinto muito querida.

SB: Quem são os seus eleitores e o que essas pessoas buscam na candidata Nailde?

Nailde: Acho que o que eles veem em mim é a questão de ser uma pessoa batalhadora. Eu perdi minha mãe muito cedo, então eu sempre fui guerreira e batalhadora. Construí minha educação a base do meu caráter mesmo. Tenho, graças a Deus, uma família bem vista pela sociedade, atuante na igreja e filhos bem educados, graças a Deus. Muitas pessoas me veem como um exemplo, e, pela batalha que foi a minha vida, eu me vejo vitoriosa. E eu quero passar isso adiante, através da minha luta, ajudar muitas pessoas.

SB: Como você define o povo de Feira da Mata?

Nailde: O povo de Feira da Mata é um povo amigo, simples, hospedeiro, eu costumo dizer que todo mundo aqui é uma grande família. Todo mundo conhece todo mundo, todo mundo te cumprimenta com entusiasmo onde quer que você esteja, todo mundo já convida pra um café, sem nem mesmo saber de onde você veio. É um povo de portas abertas, humilde. Um povo sofrido, simples. Um povo de classe econômica baixa, mas muito amigo.

SB: Qual a importância de Feira da Mata em sua vida?

Nailde: Feira da Mata é a minha cidade, de certa forma é meu tudo. Eu faço algumas viagens e tudo, mas meu lugar é Feira da Mata. Essa cidade é como um coração de mãe.

SB: Como nasceu seu interesse pela política?

Nailde: Na realidade, eu já sou muito ligada a prestação de serviços. Eu já trabalhei muito tempo no conselho tutelar, então eu já me envolvo com causas sociais. Eu já conheço as demandas de muitas famílias, me preocupo muito com a juventude, com a terceira idade, sou apaixonada pela terceira idade. Acho que a maior amizade que tenho hoje é com o grupo da terceira idade. Esse dom de ajudar, eu tenho e faço, nem precisa ser pré-candidata. O que eu puder fazer para ajudar eu faço. Eu já recebi muito do outro, muito amor e muito afeto, então o que eu puder fazer pelo próximo, eu faço também.

SB: Por que você quer ser vereadora de Feira da Mata?

Nailde: Para trabalhar! Às vezes, quando você é pré-candidata, você faz muitos planos, e são tantos planos, que eu penso que quando eu chegar lá, a realidade pode ser totalmente diferente. Mas eu tenho muitos planos. É trabalhar e lutar. Vereador não é só receber o salário no final do mês, é fazer uma visita. Às vezes você não pode dar aquilo que a pessoa está precisando, mas só de você ouvir, só em você estar ali, só de você lutar por aquela causa, já é muita coisa.

SB: Como você avalia o relacionamento entre a câmara de vereadores e o executivo no pleito em exercício?

Nailde: Agora diminuiu mais, mas, já ouve muito conflito porque a câmara estava dividida entre oposição e situação. Então havia muita briga, muita baixaria. Inclusive, há uns meses atrás, eu acho certo fazer isso, mas não como a baixaria que estava, as sessões da câmara estavam sendo gravadas e transmitidas por rádio e facebook, se não me engano. Era muita baixaria, não tinha projeto, não tinha nada, apenas brigas. “Eu não concordo com isso, eu não concordo com aquilo” e você não via nada em prol do município e da população em geral, somente brigas e muita baixaria. Então a câmara hoje está mais calma, mas no início era muito conflito.

SB:  Ao vereador, na condição de legislador, cabe o papel de elaborar leis para o município. Se eleito, quais são os seus projetos de lei para o pleito dos próximos quatro anos?

Nailde: Ter, a gente sempre tem. Eu sou mais voltada ao grupo da terceira idade. Eu amo meus velhinhos e quero criar projetos que beneficiem a eles e aos jovens de Feira da Mata. Quanto aos jovens penso na questão das drogas que tem se tornado um problema crescente em Feira da Mata. É um lugar pequeno, mas este problema está chegando aqui. Então penso em projetos voltados para essas questões.

SB: Dentre tantas leis que o vereador pode propor, está a lei orçamentária anual que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Em sua opinião, quais as áreas deveriam receber maior parte desse recurso?

Nailde: A saúde e a educação. A educação é a base de tudo. Se a educação não vai bem, o local também não vai bem. E a saúde, porque em Feira da Mata é um setor muito precário.

SB: Ao vereador também cabe o papel de fiscalizar a atuação do poder executivo verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais. Qual a sua postura caso o candidato a prefeito que você apoia seja eleito ou não?

Nailde: Eu acho que minha postura deve ser a de fiscalizar. Se o meu pré-candidato a prefeito, o Seu Valmir, vencer, vou apoiá-lo sempre, desde que esteja tudo dentro da lei.

SB: Para finalizar, a Srª. gostaria de acrescentar alguma coisa? Deixar alguma mensagem para o eleitor?

Nailde: Vou deixar uma mensagem como pré-candidata e como eleitora. Eu peço a todos que antes de votarem, verifiquem o seu candidato. Façam uma reflexão sobre aquele candidato, sobre o que ele já foi, sobre o que ele é. Não votem porque ganharam alguma coisa. Muitas vezes as pessoas votam em alguém porque deve um favor. Você não deve favor a Vereador, ele está ali para te atender. Então antes de votar como retribuição por favores, façam uma reflexão sobre o seu candidato, sobre a família dele, porque eu acho que a família é a base. Se a família é torta, com certeza há alguma coisinha errada ali. Então convido a todos a refletirem e verificarem seu candidato antes de votar.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Powered by