Entrevista com Pré-candidato a vereador Cristiano Pereira da Cunha

O entrevistado de hoje, Cristiano Pereira da Cunha, está exercendo atualmente o mandato como vereador de Feira da Mata e região. Filho do ex-vice prefeito Edson Rodrigues da Cunha e da ex-vereadora Ana Pereira da Cunha, Cristiano nos conta quais os motivos que o levaram a tentar se reeleger nas eleições de 2020.

SB: Me fale sobre você, como você se define como pessoa?

Cristiano: Eu nasci aqui e me criei aqui. O maior tempo que fiquei fora da região foi sete meses. Conclui o segundo grau aqui. Trabalhei com a Pastoral da Criança, em seguida fiz o concurso para agente comunitário de saúde, em que trabalhei alguns anos. Sou uma pessoa comunicativa, amiga. Estou exercendo o meu primeiro mandato como vereador, já fui presidente da câmara. Trabalho na área da saúde, sou técnico de enfermagem. Gosto de cumprir com o que eu falo. Tenho muito cuidado com essa questão.

SB: Você me disse que é filho do Ramalho, qual a sua relação com Feira da Mata e a região?

Cristiano: Feira da Mata é um Município pequeno e de riqueza inigualável, como recursos hídricos e agricultura. Falta o investimento e o apoio que as pessoas ainda não têm. Feira da Mata é o município que a gente ama.

SB: Nos fale um pouco sobre a sua família.

Cristiano: Sou casado com Eliene, mais conhecida como Li. Ela também nasceu e foi criada aqui. Temos 20 anos de casado e dois filhos. Uma moça, a Ana Clara de 20 anos e o Luciano de 13 anos.

SB: Como é a sua relação com os cidadãos de Feira da Mata?

Cristiano: É de muita amizade. Eu conheço o município inteiro, tenho amizade em todas as localidades, respeito muito as pessoas e é recíproco também esse respeito. Onde eu passo as pessoas me chamam, me gritam e chamam para conversar. Então isso é gratificante.

SB: Quem são os seus eleitores e o que essas pessoas buscam no pré-candidato Cristiano?

Cristiano: São as pessoas de bem do município, que querem o melhor para o município e querem vê-lo se desenvolver. Muita gente fala em crescimento, eu já penso em desenvolvimento, porque o crescimento desordenado não funciona, só gera mais pobreza. É por isso que procuramos mais educação de qualidade, saúde de qualidade. A saúde em Feira da Mata não é ruim, mas dá para melhorar. Nossas estradas precisam melhorar para que o município possa se desenvolver.

SB: Como você define o povo de Feira da Mata?

Cristiano:  Eu defino o povo de Feira da Mata como um povo trabalhador, humilde, muito educado e de coração enorme. É um povo que ama esse município.

SB: Qual a importância de Feira da Mata em sua vida?

Cristiano: Feira da Mata é a minha vida. As vezes as pessoas ciúmam, na questão do distrito de Ramalho e Feira da Mata, as vezes há uma certa divergência. Mas eu defino o município de Feira da Mata é minha vida, eu não tenho intenção nenhuma de ir embora daqui, não tenho intenção… minha intenção é morar aqui a vida toda e morrer aqui.

SB: Como nasceu seu interesse pela política?

Cristiano:  Nasceu há muito tempo. Meu pai foi vice prefeito em Feira da Mata, minha mãe foi vereadora em Feira da Mata, mesmo com a boa vontade deles, eu vejo que eles não conseguiram muito por Feira da Mata. Eu acredito que eu posso conseguir mais para o município.

SB: Por quê você quer se reeleger vereador de Feira da Mata?

Cristiano: Porque no primeiro mandato a experiência é pouca, é quase nada. No segundo mandato eu acredito que já sei como é que funciona o poder legislativo e também o executivo, então eu acredito que posso fazer muito mais por Feira da Mata no segundo mandato.

SB: Como você avalia o relacionamento entre a câmara de vereadores e o executivo no pleito em exercício?

Cristiano: Eu acho que existe uma boa relação. Todos os projetos que foram encaminhados do poder executivo para Feira da Mata, todos que foram bons para o povo, foi aprovado.

SB:  Ao vereador, na condição de legislador, cabe o papel de elaborar leis para o município. Se eleito, quais são os seus projetos de lei para o pleito dos próximos quatro anos?

Cristiano: Eu tenho um projeto muito importante, que os servidores públicos que tenha pessoas especiais em casa e são concursados e trabalham no município possam definir o melhor horário de sua jornada de trabalho. Esse foi aprovado. Outro projeto que apresentei e não foi aprovado, mas pretendo apresenta-lo novamente, é o projeto Ecoturístico Boca da Lapa. Nós temos uma gruta maravilhosa, uma nascente que não é explorada turisticamente e nem é preservada adequadamente.

SB: Dentre tantas leis que o vereador pode propor, está a lei orçamentária anual que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Em sua opinião, quais as áreas deveriam receber maior parte desse recurso?

Cristiano: Saúde, a educação e as estradas. A educação é a base de tudo, é o pilar do ser humano. Quanto mais investimento na educação, na formação adequada do cidadão será melhor. Na saúde, porque nós temos o básico, e se a gente for aperfeiçoando no decorrer do tempo, poderemos ter uma saúde com perfeição. E as estradas, porque sem estradas, a gente não vai ter nem saúde e nem educação e nem o escoamento dos produtos agrícolas.

SB: Ao vereador também cabe o papel de fiscalizar a atuação do poder executivo verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais. Qual a sua postura caso o candidato a prefeito que você apoia seja eleito ou não?

Cristiano: Caso meu pré-candidato seja eleito, minha postura não será diferente se ele não for. Independentemente de quem for eleito, a gente vai fiscalizar de uma forma correta, porque a gente tem que ser sincero com o povo e tem que mostrar a verdade para o povo. Então é trabalhar junto ao prefeito eleito para o povo e fiscalizar o tempo todo, o dinheiro é do povo e tem que ser respeitado.

SB: Para finalizar, a Srª. gostaria de acrescentar alguma coisa? Deixar alguma mensagem para o eleitor?

Cristiano: A mensagem que deixo para o povo do município de Feira da Mata é que nós da política e o povo temos que estar unidos em prol do município em todas as áreas. Sem união não chegaremos a lugar nenhum.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Powered by