Entrevista com pré-candidato a vereador de Feira da Mata Nana Azevedo

O entrevistado a pré-candidato a vereador do município de Feira da Mata e região é o Senhor Nailton Pereira de Azevedo. Conhecido por Naná Azevedo, o pré-candidato já foi Secretário do Meio Ambiente, passou por três mandatos como vereador e por duas vezes já foi presidente da Câmara Municipal de Feira da Mata e Secretário de Educação.

 

SB: Me fale sobre o Naná Azevedo e como ele se define como pessoa?

Naná Azevedo: Sou o Nailton Pereira de Azevedo, tenho 51 anos de idade, ingressei na política muito cedo, fui vereador por três mandatos no município, inclusive foi presidente da câmara por duas vezes. Graças a Deus, tive os mandatos dedicados ao trabalho, à honestidade, que acho que tem que ser o lema de nós todos. Sou filho de Nelson Pinheiro de Azevedo, como todos aqui sabem. Sou casado com Eliene Alves da Silva Azevedo e moro em Feira da Mata desde que nasci.

SB: O Sr. nasceu aqui?

Naná Azevedo: Nasci em Feira da Mata, saí muito cedo para estudar. Ainda criança fiz o primário aqui, o colegial em Carinhanha, e acabei terminando os estudos na cidade de Montes Claros, no estado de Minas Gerais. Regressei a Feira da Mata a partir de 1996 e foi aí que comecei a me engajar na política.

SB: Nos fale um pouco sobre a sua família.

Naná Azevedo: Sou casado há 26 anos. Casei novo, com 23 anos de idade. Não tenho filhos. Minha esposa é concursada efetiva do município desde 2001. É coordenadora de Educação e tem vários cursos Superiores de formação. Muito inteligente, muito dedicada, ela faz o que gosta pela educação de Feira da Mata. Sempre tem desempenhado um bom trabalho em todas as gestões que vem passando.

SB: Qual a sua relação com Feira da Mata e a região?

Naná Azevedo: Essa relação é a melhor possível. Não tenho inimizade com ninguém, sou muito próximo das famílias, dos jovens, dos idosos principalmente. A gente tem que semear a amizade, e graças a Deus, tenho muita amizade.

SB: Quem são os seus eleitores e o que essas pessoas buscam no pré-candidato Naná Azevedo?

Naná Azevedo: São pessoas honestas que acreditam no meu trabalho. Quando estive na política ou fora da política, graças a Deus, eu sou uma pessoa muito sincera, não tenho essa questão de que a pessoa vota em A ou em B. É meu amigo, então é meu amigo. Eu acho que cada um tem o direito de levantar a sua bandeira. Amizade acima de tudo.

SB: Como você define o povo de Feira da Mata?

Naná Azevedo: Eu costumo dizer que Feira da Mata é uma cidade hospitaleira, é uma cidade de homens de bem, que abraçam ao próximo. As pessoas podem chegar em Feira da Mata e não são abraçadas apenas por uma pessoa, mas por todas. Feira da Mata é uma cidade muito amorosa. O povo é muito carinhoso, é uma coisa inexplicável. Em outros municípios, nós não vemos essa afinidade como tem aqui quando uma pessoa chega em sua cidade e é tão bem recepcionada. Feira da Mata acolhe de coração os filhos de qualquer outro município que cheguem aqui. É uma cidade maravilhosa.

SB: Qual a importância de Feira da Mata para a sua vida?

Naná Azevedo: Feira da Mata pra mim é tudo! Eu entrei na política muito cedo, estando com o cargo eletivo ou não, você sendo político, você nunca deixa de ser político, você sempre está envolvido em alguma coisa. Então, eu tenho o sonho de ver a cidade cada vez melhor. Ver a cidade onde você nasceu, em que você cresceu, onde estão seus amigos, todos os seus familiares… Então eu quero tudo de bom para Feira da Mata.

SB: Como nasceu seu interesse pela política?

Naná Azevedo: Meu interesse na política é raiz, sabe? Eu vim de uma família que meu pai foi vereador, em Carinhanha, há muito tempo atrás, quando Feira da Mata ainda era distrito de Carinhanha. Ele foi vereador por duas ou três vezes, não me lembro com exatidão, pois era muito pequeno. Foi aí que surgiu esse interesse por política. Na família sobrou para mim mesmo esse legado. Estive afastado de cargos políticos por um tempo, mas nunca deixando de estar presente nas reuniões em benefício do município.

SB: Naná, por que você busca se reeleger?

Naná Azevedo: Se o povo me desse oportunidade mais uma vez, como lancei o nome como pré-candidato, eu gostaria de mostrar o que eu não pude fazer. Lutar pelo pequeno e médio produtor, lutar pelas classes sociais, desenvolver o associativismo. Eu sei que o nosso município tem um grande potencial para associações, onde você pode estar buscando recursos para o pequeno e médio produtor. Como vereador, eu ajudei muito nessa parte. Naquela época era muito difícil para o vereador, o município não tinha ambulância, não tinha nada, o vereador atendia o seu eleitor com rural, com veraneio. Hoje mudou muito, hoje tem como você fazer um trabalho melhor, voltado para o povo, elaborar projeto na área da educação. Fui secretário de meio ambiente aqui no município durante um ano, depois fui secretário de educação, na gestão passada, no governo anterior fui secretário da educação por dois anos, e garanto que nestes dois cargos que tive o prazer de desempenhar, fiz meu papel como deveria ter feito.

SB: Como você avalia o relacionamento entre a câmara de vereadores e o executivo no pleito em exercício?

Naná Azevedo: Eu acho que é um relacionamento até bom. Quando você se afasta, você fica meio por fora, mas tem os vereadores que cumprem o papel da oposição e tem aqueles que é de situação que tem o papel de defender, mas tem sido uma relação bem tranquila.

GB: Quais serão os projetos de lei que o Senhor pretende apresentar caso seja eleito?

Naná Azevedo: Olha, sendo eleito eu tenho muitos projetos em mente. Eu acho que o nosso município ainda tem alguns setores que estão carentes. Eu acho que temos que ajudar a elaborar um orçamento participativo, onde você possa estar colocando dotações orçamentárias justamente na questão de estradas e rodagens, pois, o nosso município peca muito nisso aí, as estradas e sinais de deslocação do nosso município é uma grande queixa que temos. Quero também focar na agricultura familiar, que é de onde vem o sustento do povo do nosso município, então temos que fortalecer e buscar projetos nessas áreas de incentivo ao pequeno e médio produtor. Resgatar as associações que tem nas comunidades e muitos outros projetos em vista, tanto na área de saúde, de educação, meio ambiente, trabalho de preservação, criação de hortas comunitária, tudo isso são projetos que tenho em mente.

SB: Dentre tantas leis que o vereador pode propor, está a lei orçamentária anual que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Em sua opinião, quais as áreas deveriam receber maior parte desse recurso?

Naná Azevedo: Saúde, educação e saneamento. Eu acho que a educação em si é o pilar do município. Um município sem educação de qualidade não vai pra frente, então, você tem que dar incentivo aos profissionais da educação, dar apoio, dar sustentação para que ele possa desenvolver um bom trabalho dentro da sala de aula, para que o professor tenha prazer em ensinar. Então, procurar valorizar mais o professor, por que a maioria das profissões saem da sala de aula do professor, que é o primeiro passo pra isso aí. Então eu acho que tem que valorizar mais o professor, seja na questão salarial, em incentivos, curso de formação… O município está bem adiantado nessa área, mas a gente deve buscar mais. Na questão da saúde, implementar mais na área da saúde com PSF’s em outras localidades, e abrir mais campos para nossa comunidade para que o acesso não precise encharcar o município, e sim, fazer o atendimento na Zona Rural, voltando a rodar com uma unidade móvel de saúde.

SB: Ao vereador também cabe o papel de fiscalizar a atuação do poder executivo verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais. Qual a sua postura caso o candidato a prefeito que você apoia seja eleito ou não?

Naná Azevedo: Se meu pré-candidato for eleito, vamos fazer um trabalho bonito de elaboração da lei orçamentária, pra gente dividir dotações, e, se infelizmente não for, a gente tem que buscar esse trabalho para o bem estar do nosso povo. Buscando sempre a verdade, trabalhando seguro, mesmo que seja oposição, mas tendo a lei como fiscal do povo e botar em prática o projeto que temos em visão para que sejam executados e assim fazer um trabalho em prol do município de Feira da Mata.

SB: Para finalizar, qual mensagem o Sr. gostaria de deixar para o eleitor de Feira da Mata?

Naná Azevedo: Para o povo de Feira da Mata, eu desejo tudo de bom. É o município onde eu nasci, criei, tenho meus pais, irmãos, amigos e toda minha família estão aqui, talvez, uma das primeiras famílias. Então é um berço esse torrão querido, um berço nato. Então, o que eu desejo ao povo de Feira da Mata é união, paz, saúde e prosperidade pra que a gente possa cada vez mais estar em um cenário melhor, sair das dificuldades e ter uma Feira da Mata feliz, cheia de harmonia, que o povo se una mais, se abracem mais e sejam mais humanos. Eu queria deixar a mensagem ao povo de Feira da Mata, que eu tomei essa decisão de estar retornando ao município, pois, como já fui vereador, tenho essa visão de outras áreas que a gente pode estar melhorando no município. Se o povo me der essa oportunidade, como sou um pré-candidato a vereador, poderei mostrar muito mais, porque tenho experiência de três mandatos como vereador e garanto que nenhum dos meus eleitores se arrependeram do seu voto de confiança. Quero fazer sempre o melhor em prol do nosso município, em prol do povo de Feira da Mata. Então peço ao povo que me conceda novamente essa oportunidade.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Powered by