Entrevista com pré-candidato a vereador Sinovaldo Pereira dos Santos (Fofão)

Hoje o Siga Bahia bateu um papo com o pré-candidato a vereador de Feira da Mata e região, Sinovaldo Pereira dos Santos, conhecido como Fofão. Fofão nos fala um pouco sobre si e quais os motivos que o levaram a tentar se pré-candidatar a vereador nas eleições de 2020.

 

SB: Me fale sobre você, como você se define como pessoa?

Fofão: Sou uma pessoa simples, uma pessoa batalhadora, uma pessoa da zona rural. Moro na zona rural, como dizem os mais velhos, sou da roça, conheço a lida e a batalha da roça, mexer com criação de gado, com porco, mexer com galinha. Respeito e luto pelo cidadão da zona rural, que são pessoas batalhadoras que lutam dia a dia pelo seu alimento. Sou pré-candidato e uma das minhas primeiras prioridades é isso, ver o cidadão da zona rural, buscar formas de ajudar esse cidadão. Por eu morar na zona rural, conheço o sofrimento de quem mora lá. O cidadão da zona urbana já tem mais facilidade, tem como se locomover. E o da zona rural sempre um pessoal muito batalhador e quero estar juntos com todos.

GB: Onde você nasceu?

Fofão: Sou natural de Riacho de Santana. Meu pai foi um dos primeiros cidadãos de Feira da Mata.

GB: Como seus pais se chamam?

Fofão: Joaquim Pereira dos Santos, conhecido como Joaquim corta volta e Eva Pereira da Silva. Minha mãe é de Igaporã. Eu vim pra Feira da Mata com 5 pra 6 anos. Feira da Mata me adotou, me tornei filho de Feira da Mata, tirei todos os documentos aqui mesmo.

SB: Nos fale um pouco sobre a sua família.

Fofão: Tenho esposa com união estável. Minha companheira é conhecida por Valda, nome Valdira. É uma pessoa que me ajuda no dia a dia, na batalha. Me ajudou a cuidar do meu pai, que viveu 116 anos. Minha mãe já está com seus 80 e tantos e enquanto eu viver quero estar do lado dela, do lado de minha família. Sou muito familiar, gosto de respeitar as famílias. Tenho 3 filhos. O mais novo chama Geovani, e tenho dois enteados que são como filhos, o Vanderlei  e a Ana. Já tenho 2 netos uma menina e um menino e mais uma por nascer.

SB: Como é a sua relação com os cidadãos de Feira da Mata?

Fofão: Sou muito amigo das pessoas, tenho muitas amizades e respeito todo mundo. As pessoas de Feira da Mata também me respeitam. Sou representante do café Ouro branco, trabalho vendendo café e mais outras coisas da roça como banana, milho verde. Gosto do comércio de vendas, de estar levando alimentos de qualidade ao cidadão matense.

SB: Quem são os seus eleitores e o que essas pessoas buscam no pré-candidato Fofão?

Fofão: Em primeiro lugar, meus amigos, tenho muitos amigos que me apoiam para eu ser um pré-candidato, a minha família apoia essa minha decisão. Amo ser politico, amo estar no meio da sociedade, no meio do povo. É um desejo que eu tenho de representar o cidadão matense.

SB: Como você define o povo de Feira da Mata?

Fofão: São pessoas acolhedoras, simples, amorosas respeitadoras. São pessoas que acolhem a todo cidadão que chega à cidade, não importa de onde vieram, o povo procura dar um apoio. Como fizeram comigo e minha família quando viemos de Riacho de Santana e me tornei filho de Feira da Mata.

SB: Qual a importância de Feira da Mata em sua vida?

Fofão: É um município que tem um potencial muito grande em termos de agricultura, famílias respeitadoras e que gostam de fazer amizade.  Feira da Mata é um lugar para qualquer cidadão viver. É uma cidade com potencial de ser turística, tem muitas árvores com potencial medicinal, e muitos pontos que podem ser explorados como turísticos, rios com água boa, terras férteis para serem trabalhadas. O que falta é investimento e as pessoas olhar mais um pouquinho e acreditar no cidadão de Feira da Mata.

SB: Como nasceu seu interesse pela política?

Fofão: O saudoso Zé de Elias, que foi um dos historiadores de Feira da Mata, conhecido como Véi, gostava de chamar as crianças para estar com ele nas comunidades, na cidade. E através dele eu acabei gostando da política. Por que ele era uma pessoa do povo, e eu me inspiro muito na pessoa de Zé de Elias por que ele foi uma pessoa voltado para o povo, amado pelo povo. Hoje ele não está no nosso meio, está com Deus. Eu me interessei pela política por meio da pessoa dele.

Já fui pré-candidato por quatro vezes e na quarta, já chegando pra me registrar, foi tirado meu nome e eu acabei aceitando. E hoje estou de volta, sou um pré-candidato, se Deus quiser espero que a sociedade me dê uma oportunidade.

SB: Como você avalia o relacionamento entre a câmara de vereadores e o executivo no pleito em exercício?

Fofão: Acho que a câmara de vereadores atual deveria se unir mais em prol do cidadão de Feira da Mata. Trabalhar juntamente com o prefeito atual, que é de Feira da Mata, se esforça por Feira da Mata. A câmara deve se unir mais um pouco com o executivo.  Não quero julgar ninguém, pois quem julga é o povo, como eu serei julgado um dia, mas o vereador tem o papel de fiscalizar o município e estar mais ao lado do povo. Que é o povo quem põe e é o povo quem tira.

SB:  Ao vereador, na condição de legislador, cabe o papel de elaborar leis para o município. Se eleito, quais são os seus projetos de lei para o pleito dos próximos quatro anos?

Fofão: Temos que fiscalizar mais as verbas do município, para que sejam aplicadas corretamente e criar, juntamente, com os colegas que forem eleitos, leis voltadas ao lazer do cidadão matense, da nossa juventude, das pessoas da terceira idade, acho que está faltando tudo isso ainda. Feira da Mata por ser um lugar de grandes paisagens bonitas, creio que falta esse olhar para o lazer, para o esporte e um cuidado especial com as pessoas da terceira idade, que seremos nós no futuro.

SB: Dentre tantas leis que o vereador pode propor, está a lei orçamentária anual que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Em sua opinião, quais as áreas deveriam receber maior parte desse recurso?

Fofão: Para mais desenvolvimento do município, a área da saúde, da educação são uns dos primeiros pontos. Se a pessoa tem uma boa educação, é um bom cidadão; e também na área do lazer e esporte eu vejo que possamos sonhar juntos.

SB: Ao vereador também cabe o papel de fiscalizar a atuação do poder executivo verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais. Qual a sua postura caso o pré-candidato a prefeito que você apoia seja eleito ou não?

Fofão: Se Valmir, meu pré-candidato a prefeito for eleito, quero trabalhar junto com ele com honestidade e aprovar as leis que sejam benéficas para o cidadão matense. E naquilo que não for tão bom para o povo, vamos tentar mudar as leis, vamos aplicar as normas corretas e saber aplicar o dinheiro que chegam para o município.

SB: Para finalizar, gostaria de deixar alguma mensagem para o eleitor?

Fofão: Digo que aqueles que estão desacreditados dos vereadores de Feira da Mata, que depositem a confiança nos vereadores e nas novas pessoas que buscam mostrar a capacidade que têm. Acreditem nos novos vereadores que estão vindo. Não digo que os atuais são errados, mas deem oportunidade para quem nunca foi vereador. Por que quando damos novas oportunidades, buscamos novas ideias, e eu sou um desses formadores de novas ideias e quero trabalhar com quem for reeleito e com os novos que chegarem. Quero a primeira cadeira. Se não puder a primeira, a nova me serve. Obrigado.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Powered by