Entrevista com pré-candidato a vereador Enoc Martins Rodrigues

Hoje entrevistamos Enoc Martins Rodrigues, diácono, filho de Epaminondas Rodrigues Pereira e D. Edna Martins Rodrigues. Vindo de uma família tradicional da região de Feira da Mata, Enoc é formado em contabilidade e já exerce um mandato como vereador. Em entrevista ele nos conta um pouco sobre si e nos diz por que decidiu tentar se reeleger vereador.

 

 

SB: Me fale sobre o Enoc, como você se define como pessoa?

Enoc: Estou no primeiro mandato, indo alcançar uma reeleição com uma pré-candidatura ao segundo mandato e estou à disposição do povo de Feira da Mata. A própria população é quem diz quem sou eu: amigo, pessoa responsável, filho de Feira da Mata. Nascido aqui quando ainda se chamava Joanópolis, na casa de minha bisavó, Dona Isabela, onde hoje funciona o centro de saúde do município, construído na gestão de Ednon Rodrigues, meu irmão. Com descendência da família de meu bisavô, Raimundo Rodrigues, sou a quarta geração da família Rodrigues, que todos conhecem. Sou neto de Francisco Rodrigues Neto e uma pessoa amiga, leal e que gosta de ajudar no crescimento do município de Feira da Mata.

SB: Você me disse que é filho de Feira da Mata, qual a sua relação com Feira da Mata e a região?

Enoc: Relação de amor.  Fidelidade e lealdade pelo nosso povo. Feira da Mata é tudo pra mim. É minha raiz, terra que amo.

SB: Nos fale um pouco sobre a sua família.

Enoc: Minha esposa me completa em tudo. Ane Priscila é pessoa que eu amo, filha, também, de Feira da Mata, de família tradicional e amiga de todos. Ela me ajuda muito. Minha esposa é povão, gosta de gente. Meu filho mais velho, é do primeiro casamento, todos sabem. Rafael tem dezesseis anos, mora com a mãe em Brasília. A segunda, tem sete anos, é fruto do atual casamento, é um xodó, a única mulher. E tem Oto, que a cidade inteira conhece, e tem três anos e meio.

SB: Como é a sua relação com os cidadãos de Feira da Mata?

Enoc: Resumindo em poucas palavras: povão família. Estão sempre presente, um ajudando o outro para o crescimento da nossa cidade. Enoc é um amigo em todas as horas para povo de Feira da Mata.

SB: Quem são os seus eleitores e o que essas pessoas buscam no candidato Enoc?

Enoc: Seja no Enoc como pessoa ou como político, eles sempre me cobram ser honesto com o bem público. Enquanto figura pública, você tem que saber que você é um representante do povo, legislador e fiscal do povo e comprometido com a verdade para o povo. Falo povo, porque não tenho um segmento especifico que me apoia. Tenho boa relação com os jovens, com as pessoas de minha idade e com os mais velhos. Tive e tenho uma aceitação, de modo geral, com todos.

SB: Como você define o povo de Feira da Mata?

Enoc: Como o nosso bem maior. A beleza maior que nossa cidade tem. É um povo amigável, trabalhador, hospitaleiro e honesto. Um povo que pensa da mesma forma que eu e deseja uma Feira da Mata melhor para todos.

SB: Qual a importância de Feira da Mata em sua vida?

Enoc: Feira da Mata na minha vida é tudo. Por que é minha raiz, minha origem. Sonho com uma Feira da Mata que cresça cada dia mais, eu amo Feira da Mata.

SB: Como nasceu seu interesse pela política?

Enoc: A política chegou a mim em 2005, numa pré-campanha que meu irmão Ednon Rodrigues foi candidato a prefeito, ganhou as eleições e me deu a oportunidade de ser secretario de saúde e também de ação social, naquela época. Pegamos a cidade precisando de avanço e desenvolvemos um bom trabalho, conseguimos avançar muito não só nas áreas social e da saúde, onde fui secretário, mas em todas as pastas dos colegas. Dessa experiência nasceu a expectativa de que Feira da Mata precisaria de um homem comprometido com o povo e com a saúde de Feira da Mata. Entendi que eu poderia ser esse homem a ajudar Feira da Mata e coloquei meu nome na política para dar seguimento a esse trabalho.

SB: Como você avalia o relacionamento entre a câmara de vereadores e o executivo no pleito em exercício?

Enoc: Os projetos que foram em beneficio do povo de Feira da Mata tiveram a aprovação dos vereadores por unanimidade. É uma câmara presente, que tem buscado fazer o melhor, junto com o poder executivo para o crescimento de Feira da Mata. É uma relação de respeito de ambas as partes.

SB:  Ao vereador, na condição de legislador, cabe o papel de elaborar leis para o município. Se eleito, quais são os seus projetos de lei para o pleito dos próximos quatro anos?

Enoc: Boa pergunta. Só que, é preciso saber que os vereadores são limitados por algumas questões de legislação. Eu poderia listar vários projetos, para educação, saúde e outras áreas, mas, eu não posso fazer nenhum tipo de projeto que gere gastos ao município. Assim, trabalhamos as ideias de projetos como indicações que você faz um apanhado em todo município, quer seja da limpeza da praça, da fiscalização da iluminação pública, a área da saúde, que seja o aumento do salário dos funcionários, melhoria nas estradas na zona rural. Enfim, os projetos são baseados em indicações de acordo a  necessidade, creiamos a indicação, elaborada em plenário e colocada em votação, precisa ainda, do apoio dos colegas para que isso seja tramitado e o prefeito atenda à sua indicação em beneficio da comunidade. É assim que funciona.

SB: Dentre tantas leis que o vereador pode propor, está a lei orçamentária anual que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Em sua opinião, quais as áreas deveriam receber maior parte desse recurso?

Enoc: Importante que o povo tenha conhecimento de que, quando recebemos o projeto da LOA, que é feito por um técnico especialista da área jurídica do executivo e cabe a nós analisarmos na comissão da qual eu faço parte. Então, é importante priorizar a saúde, que precisa sempre de mais recursos por que quando se trabalha com vidas, não tem valor que se pague. Oferecer a cirurgia, exames, transporte e medicamentos, então entendo que os recursos da saúde deveriam ser maior. E também assistência social, pois temos famílias de um nível de renda menor, e precisaríamos distribuir mais recursos nessas áreas. São áreas que precisam sempre de maior cuidado, ações e políticas públicas para se desenvolver. Mas temos outra área importante que é a agricultura, pensar no produtor de leite, frango, de gado de corte e trabalhar para que eles possam produzir mais e ter uma renda maior. Essas três áreas, sem diminuir as outras, essas precisam de atenção sempre.

SB: Ao vereador também cabe o papel de fiscalizar a atuação do poder executivo verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais. Qual a sua postura caso o pré-candidato a prefeito que você apoia seja eleito ou não?

Enoc: Sendo eleito, meu papel é legislar, representar e fiscalizar. Minha postura não mudará se na oposição ou na situação. Farei meu trabalho de forma honesta e sincera e cumprir o papel que o povo espera de mim e para o qual me elegeu.

SB: Para finalizar, qual a sua mensagem para o povo de Feira da Mata?

Enoc: Digo ao povo do meu município, ao povo que amo, que essa cidade precisa continuar crescendo, e para isso, preciso de vocês mais uma vez, para continuar o nosso projeto politico de defensor e representante do povo que está lado a lado com cada um. Vocês já me conhecem eu amo Feira da Mata e amo ao povo de Feira da Mata.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Powered by