Entrevista com pré-candidato a vereador Elisvaldo Baliza Fernandes (Gal vereador)

O nosso entrevistado de hoje já está em seu terceiro mandato como vereador de Feira da Mata e Região. Filho de Antônio Libério Fernandes, que também já foi vereador, Elisvaldo Baliza Fernandes, conhecido como Gal Vereador, nos fala sobre si e nos conta quais os seus planos caso se se torne novamente candidato a vereador nas eleições de 2020.

 

SB: Me fale sobre Elisvaldo, quem é você e como você se define como pessoa?

Gal: Sou uma pessoa humilde, meu pai já foi vereador na cidade. Quando comecei nas eleições não tive uma vitória na primeira candidatura e desde então fui trabalhando e servindo ao que eu mais gosto que é o povo. É onde eu venho prestando serviços nesses três mandatos que eu tenho e espero, agora, ir para o quarto mandato com a vontade do povo. Tenho certeza que essa oportunidade vai chegar pra mim mais uma vez.

GB: Onde você nasceu e qual sua relação com sua cidade natal?

Gal: Nasci na Placa. Mas me criei na fazenda Boca do Mato e tenho uma relação muito boa com o pessoal da Sambaíba e com o pessoal de todas as localidades onde passamos pedindo votos. No dia a dia, eu tenho uma relação com todos os povoados. Uma ótima relação.

SB: Nos fale um pouco sobre a sua família.

Gal: Estamos casados a treze anos e a nossa convivência é muito boa.  Eu e minha esposa, Vanessa Lousado de Castro Fernandes, levamos uma vida de acordo o padrão que temos hoje, tudo dentro do nosso limite. Temos um filho, Bernardo Lousado de Castro Fernandes. Quando tivemos Bernardo, minha esposa teve câncer de mama. Foram momentos muito difíceis, mas superamos.

SB: Gal, como é a sua relação com os cidadãos de Feira da Mata?

Gal: É a melhor coisa do mundo pra mim, é o povo de Feira da Mata. Nasci, criei aqui, nunca sai de Feira da Mata pra trabalhar em lugar nenhum. Sempre aqui, tudo o que eu conquistei foi dentro de Feira da Mata. Amo essa cidade.

SB: Quem são os seus eleitores e o que essas pessoas buscam no candidato Gal Vereador?

Gal: Meus eleitores são o povo de Feira da Mata. E o que buscam em mim, acho que é a minha forma de tratamento igual com todo mundo. É com os idosos, os adolescentes, com todos. Se eu passo na rua, ainda sou da tradição de pedir a bênção ao mais velho, dar bom dia a todos. Independente de ser politico, eu fui criado assim. Tratando a todos de forma igual e com respeito. E ensino meu filho a ter essa mesma tradição. Bernardo sai de casa e pede a bênção a todos os mais velhos que ele encontra na rua, meu filho é um amor de pessoa. Essa tradição familiar me comove muito, muito.

SB: Como você define o povo de Feira da Mata?

Gal: É um povo diferenciado. É um povo amigável, solidário, hospitaleiro, demais, com todos que chegam. É um povo que abre as portas de suas casas com a maior boa vontade para quem chega. Nasci e criei aqui e não vejo isso em nenhum outro lugar. Quem chega aqui, gosta de permanecer aqui.

SB: Qual a importância de Feira da Mata em sua vida?

Gal: Feira da Mata pra mim é tudo. Tudo o que eu tenho e que consegui, foi Feira da Mata que me deu. Sou funcionário público há dezesseis anos, estou a doze como vereador e nunca fui trabalhar fora, como muitos fazem. Prezo muito essa cidade.

SB: Como nasceu seu interesse pela política?

Gal: Meu pai foi vereador, Antônio Libério Fernandes, e ele não quis mais continuar na vereança, ai um amigo, Ubiratan Santos de Castro, hoje secretário de cultura, que me incentivou a continuar o legado de meu pai. E foi nesse momento que despertei meu gosto pela política, candidatei a primeira vez, perdi as eleições, mas nunca baixei a cabeça e na eleição seguinte fui eleito e estou aqui firme no propósito.

GB: Por que o Sr. quer ser reeleito?

Gal: Pelo trabalho que a gente vem desenvolvendo que está sendo bem feito. Estou indo para o quarto mandato e quero dar continuidade a esse trabalho.

SB: Como você avalia o relacionamento entre a câmara de vereadores e o executivo no pleito em exercício?

Gal: Meus mandatos anteriores foram na oposição. Falo com propriedade, a relação da câmara de vereadores, hoje, com o executivo está ótima, por que se eu preciso de uma caçamba de barro pra meu eleitor, eu tenho; se preciso de exames, eu tenho. Se preciso de uma viagem, cirurgia, pra meu eleitor, tudo isso eu vou ter. tenho um relacionamento muito bom com o prefeito.

SB:  Ao vereador, na condição de legislador, cabe o papel de elaborar leis para o município. Se eleito, quais são os seus projetos de lei para o pleito dos próximos quatro anos?

Gal: Cada mandato é um aprendizado e vamos melhorando a atuação. Pretendo dar, ainda mais atenção a agricultura familiar, ampliar o abastecimento de água. E dar apoio aos projetos do executivo que beneficiem a população.

SB: Dentre tantas leis que o vereador pode propor, está a lei orçamentária anual que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Em sua opinião, quais as áreas deveriam receber maior parte desse recurso?

Gal: Na educação, para ampliar ainda mais os recursos já utilizados nessa área, para fortalecer a formação dos professores e melhorar ainda mais a alimentação dos nossos alunos nas escolas. A Saúde é outra área que em podendo, é sempre bom ampliar e melhorar ainda mais. Além de estrutura de estradas, todas as estradas não tem asfalto e precisa de uma manutenção contínua, via prefeitura.

SB: Ao vereador também cabe o papel de fiscalizar a atuação do poder executivo verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais. Qual a sua postura caso o pré-candidato a prefeito que você apoia seja eleito ou não?

Gal: Sr. Valmir será eleito, e vamos trabalhar junto com ele fiscalizando dentro das normas legais que o vereador tem que fazer. Sem picuinhas que atrapalham muito a administração. E indicaremos sempre, as coisas melhores pro nosso município que melhorem a qualidade de vida do nosso povo. Caso Valmir não seja eleito, que é uma hipótese zero, vamos seguir firme fiscalizando o prefeito e dar a oportunidade que faça coisas boas pelo povo.

SB: Qual sua mensagem para o povo de feira da mata?

Gal: Falo que o povo de Feira da Mata é o povo que tem de mais importante na nossa política. O povo entende a nossa necessidade e nós entendemos a necessidade do povo. Tenho a liberdade de entrar em todas as casas pra pedir um voto e sei que serei bem recebido, isso é o que me comove no povo de Feira da Mata.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Powered by