Entrevista realizada com a pré-candidata Monaiza Fernandes Queiroz Rodrigues

A entrevistada de hoje é Monaiza Fernandes Queiroz Rodrigues. Filha de Alípio e Elivânia e religiosa, Monaiza tenta se candidatar a vereadora para disputar as eleições de 2020. Ela nos conta um pouco sobre si e quais foram as motivações que a levaram a tomar essa decisão.

 

SB: Me fale sobre você, quem é você? Como você se define como pessoa?

Monaiza: Eu sou uma trabalhadora, uma mulher dedicada na construção da minha própria família. Tenho uma filha, onde tenho a zelar por ela; nasci em Montalvânia, MG, por aqui em Feira da Mata não ter estrutura na época. Toda minha família é natural daqui mesmo.

 

SB: Nos fale um pouco sobre a sua família.

Monaiza: Sou casada com Elísio Martins Rodrigues. Meu marido é maravilhoso. É um homem que eu tenho grande admiração por ele. É meu companheiro para todas as horas, inclusive, nessa hora em que sou pré-candidata, vem com um apoio muito grande dele, me apoiando e me defendendo em prol da minha luta pela minha cidade.  Temos uma filha. É até difícil descrever por que são tantas qualidades, tantos adjetivos bons que ela possui; amada, carinhosa, amada. Ela pra mim é tudo, faz parte de mim. Tem doze anos, Ludmila;

 

SB: Como é a sua relação com os cidadãos de Feira da Mata?

Monaiza: É uma relação boa, todos me conhecem, sabem da minha índole, sabem que sou uma pessoa extremamente responsável.

 

SB: Quem são os seus eleitores e o que essas pessoas buscam na candidata Monaiza?

Monaiza: São amigos e familiares, que me seguem, que conhecem quem é Monaiza, que sabem do meu caráter e confiam em mim. Buscam a coragem que tenho e o que a minha família tem demonstrado pelo nosso município. Nós temos um trabalho que vem sendo feito através mesmo do crescimento da população, de construções de casas, de ampliar o município mais ainda. Meu pai foi e é pedreiro e meu marido tem contribuído pelo nosso município, onde ele tem feito várias doações de terrenos para que o próprio município venha a crescer com isso.

 

 

SB: Como você define o povo de Feira da Mata?

Monaiza: Um povo bem amigável, companheiro, acolhedor.

 

SB: Qual a importância de Feira da Mata em sua vida?

Monaiza: É a cidade que eu nasci. Cresci e quero morrer em Feira da Mata. Então meu objetivo é que ela melhore cada vez mais, e assim, todos terem uma melhor qualidade de vida, não só eu, mas toda a população.

 

SB: Como nasceu seu interesse pela política?

Monaiza: É uma história que eu acho bem bonita. Meu pai tinha um barzinho e nas trocas de conversas com os amigos, ele falava assim: “Moninha vai ser candidata a vereadora”. E eu pequena, sem entender muito, falava que não seria não. E ele afirmava: “um dia você vai ser, sim; vai lutar aqui pelo nosso município”.  E essa conversa sempre existiu. Casei-me, meu marido já era amigo dele e essa conversa sempre rolava. Casei praticamente com quase um político, por que o irmão dele, meu marido, foi candidato a prefeito aqui em Feira da Mata, Ednon Martins Rodrigues, e eu sou esposa de Elísio Martins Rodrigues, que é o que me apoia nessa minha candidatura. Que realmente houve esse interesse e eu vi que realmente eu era capaz de lutar pelo nosso município e pela nossa cidade.  Foi bem profetizada, isso me encorajou que veio de uma pessoa que me pôs no mundo, meu pai. Que veio da minha família, uma vontade que veio dele, meu herói.

 

 

SB: Por que você quer ser vereadora de Feira da Mata?

Monaiza: Para que possamos buscar por uma Feira da Mata melhor, através de projetos, de participação popular, que eu prezo muito isso. A população tem que trabalhar junto com o prefeito, o vereador, então eu prezo por uma Feira da Mata melhor.

 

SB: Como você avalia o relacionamento entre a câmara de vereadores e o executivo no pleito em exercício?

Monaiza: É que como eu estou aqui hoje pré-candidata, quero ter uma oportunidade para eu poder fazer esse julgamento com conhecimento. Julgar assim, estando de fora, fica difícil.

 

SB:  Ao vereador, na condição de legislador, cabe o papel de elaborar leis para o município. Se eleito, quais são os seus projetos de lei para o pleito dos próximos quatro anos?

Monaiza: Aqui na cidade tem bairros que não tem água tratada, não tem energia, então isso seria uma indicação minha para poder melhorar e tranquilizar a qualidade de vida do povo de Feira da Mata. Por que é difícil você precise da água e não tenha, que precise da energia e não tenha.  Então a minha qualidade é essa, e também na questão da educação, saúde, lazer e cultura.

 

SB: Dentre tantas leis que o vereador pode propor, está a lei orçamentária anual que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Em sua opinião, quais as áreas deveriam receber maior parte desse recurso?

Monaiza: Creio que a educação. Com educação se tem saúde. A educação é a base primordial.

 

SB: Ao vereador também cabe o papel de fiscalizar a atuação do poder executivo verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais. Qual a sua postura caso o pré-candidato a prefeito que você apoia seja eleito ou não?

Monaiza: A minha condição é que o prefeito venha trabalhar corretamente. O que é correto, é correto. Não interessa se oposição ou situação.

 

SB: Pra finalizar, qual sua mensagem para povo de Feira da Mata?

 

Monaiza: Quero, realmente, uma Feira da Mata diferente. E é por isso que eu estou nessa luta, por uma Feira da Mata melhor. Firmo meu compromisso de que, se realmente for eleita, farei o possível e o impossível para que tenhamos uma Feira da Mata no rumo certo.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Powered by