Entrevista com a pré-candidata Daiana Rodrigues Gomes Neves
A próxima entrevista realizada pelo Siga Bahia foi realizada com a pré-Candidata Daiana Rodrigues Gomes Neves. Daiana tem 35 anos, é casada e atualmente trabalha na área da saúde em Cocos como Técnica de enfermagem já há seis anos, mas também já exerceu a mesma profissão em Feira da Mata durante cinco anos. Filiada ao PSD (Partido Social Democrático), a jovem candidata planeja concorrer ao cargo de vereadora em Feira da Mata. Hoje Daiane nos conta como se interessou pelo mundo político e quais os motivos que a levaram a se candidatar.
SB: Me fale sobre Daiana, quem é ela? Como você se define como pessoa?
Daiana: Eu sou filha de Adão uma pessoa resenhista e alegre. São poucos os momentos em que já vivi assim triste. Não existe ser humano que não fique triste. Mas, a maioria do tempo, sou essa pessoa brincalhona, sorridente e alegre que você está vendo. Quem me conhece aqui em Feira da Mata já sabe, “Daiana, filha de Adão?! Ah! Aquela é resenhista, brincalhona e tal!”. Daiana é isso, é alegria, é resenha. Sou filha de Feira da Mata, me criei aqui. Hoje trabalho na área da saúde, sou concursada em Cocos, sou técnica de enfermagem. Mas já trabalhei aqui no município de Feira da Mata em torno de cinco anos, e é um município que amo de coração. O que eu poder fazer eu vou fazer, independente de política.
SB: Daiane, você já esteve envolvida em algum desenvolvimento de trabalhos ou projetos de cunho social?
Daiana: É a primeira vez que participo de politica.
SB: Você é uma pessoa religiosa?
Daiana: Sou católica. Batizada na igreja desde que me entendo por gente. Amo minha religião.
SB: Vocês têm filhos? Nos conte um pouco sobre sua família.
Daiana: Meu marido é filho de Feira da Mata. O nome dele é Denilson da Silva Neves. Ele é neto do Sr. Agenor, muito conhecido aqui na cidade, já falecido. Sua família é aqui do povoado da Ladeira Nova. Família grande e muito conhecida aqui na região. Temos três filhos. Michele Iasmim, faz dezesseis anos agora em julho, Maria Eduarda de nove anos e João Pedro de dois anos.
SB: Como é sua relação com o povo de Feira da Mata? Como você os define?
Daiana: A melhor de todas. Não tenho intriga com ninguém. Sou uma pessoa fácil de fazer amizades. Não tenho dificuldade de falar do povo de Feira da Mata porque eu não tenho inimizades, graças a Deus. É um povo muito bom de se lidar, um povo fácil de fazer amizade. Um povo que eu me identifico muito. Eu tenho a cara de Feita da Mata, desse povo alegre e fácil de fazer amizade. É um povo que eu amo.
SB: Quem são os seus eleitores e o que eles buscam em Daiana?
Daiana: Como eu trabalho na área da saúde, são a maioria das pessoas que eu atendo nas visitas domiciliares. O ponto que eles mais têm necessidades é na área da saúde, e é a questão que eles mais cobram de mim.
SB: Qual importância de Feira da Mata em sua vida?
Daiana: É difícil de descrever. Feira da Mata pra mim é tudo. Depois que eu sai do Samu, fui embora. Morei em Coribe por três anos. E pra mim, a maior dificuldade que eu tive foi sair daqui, porque é um município que eu gosto muito. Eu quase fiquei depressiva por que é muito difícil sair da cidade que você gosta e de perto da sua família. Eu amo Feira da Mata e se Deus ajudar que eu seja eleita, quero ajudar em todos os sentidos esse município.
SB: Como nasceu o seu interesse pela política?
Daiana: Eu gosto de ajudar, amo ajudar. Isso aí está no meu sangue. Esse interesse político veio através de meu pai, tanto que eu nem pensei em estar no meio político hoje, mas, esse é um sonho do meu pai. Meu avô também, tinha muito interesse em me colocar como candidata e agora ele reforçou a vontade, e eu além de abraçar a ideia, tomei gosto pela coisa. Que seja feita a vontade de Deus. Depois que a gente entra na política que vemos as necessidades que o povo tem, principalmente na área da saúde, aí você vai criando apego, laços e vai querendo ajudar cada vez mais.
SB: Como você avalia o relacionamento entre a câmara de vereadores e o executivo no pleito em exercício?
Daiana: Eu passei três anos em Coribe, e estou retornando agora para Feira da Mata. Então, apesar de sempre manter a ligação com o povo de Feira da Mata, não acompanhei de perto essa relação.
SB: Ao vereador(a) cabe o papel de elaborar as leis para o município. Quais são os projetos de lei que você pensa em apresentar?
Daiana: Penso em garantir os direitos trabalhistas dos profissionais da saúde, no município. Darei destaque à valorização do profissional técnico de enfermagem, que ainda segue sem o seu devido valor.
SB: Dentre as muitas leis que um vereador(a) pode apresentar, está a lei orçamentaria anual. Que em linhas gerais, define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos e taxas municipais. Em sua opinião, quais as áreas deveriam receber maior parte destes recursos?
Daiana: Creio que as áreas de educação e saúde são as que deveriam ter maior atenção. Sinto na pele as dificuldades da educação, como profissional da área, e meu marido é professor e compartilha comigo os problemas que ele enfrenta na educação. Assim, eu também tenho ciência das dificuldades que passam os profissionais dessas áreas. São áreas que precisam valorizar seus profissionais inclusive com uma melhor remuneração.
SB: Ao vereador também cabe o papel de fiscalizar a atuação do poder executivo verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais. Qual a sua postura caso o pré-candidato a prefeito que você apoia seja eleito ou não?
Daiana: Minha postura será de fiscalizar, independente do partido ou grupo político seja o prefeito. E se houver alguma irregularidade, procurar os meios legais de corrigir esse erro.
SB: Para finalizar, qual sua mensagem final para o povo de Feira da Mata?
Daiana: Só agradecimento. Agradeço ao Siga Bahia pela oportunidade de dar conhecimento sobre minha pré-candidatura e às minhas propostas, e agradecer ao povo de Feira da Mata, aos eleitores que já tenham intensão de votar em mim, e aqueles que ainda não se decidiram, também, por buscar me conhecer lendo essa entrevista.