Entrevista com pré-candidato a vereador Zuíno Martins

O Siga Bahia hoje entrevistou o pré-candidato a vereador de Feira da Mata, Jesuíno Martins. O candidato nos conta quais são os seus planos caso consiga se eleger a vereador.

SB: Me fale sobre o Zuíno, quem é ele? Como você se define como pessoa?

Zuíno Martins: Eu Jesuíno, me defino como um cidadão de Feira da Mata, e estou pronto a servir este povo de bom coração. Nasci e me criei aqui, tenho uma vida estável aqui com meus amigos, com minha família. Me preparei fora para o meu trabalho, voltei e estou trabalhando aqui, e até hoje me encontro aqui na zona rural, na prefeitura, no escritório, fazendo qualquer coisa.

SB: Onde o senhor nasceu?

Zuíno Martins: Eu nasci no município de Cocos aqui na Bahia, pertinho de Feira da Mata. Moro em Feira da Mata, mas nasci em Cocos.

SB: Qual sua relação com a região?

Zuíno Martins: É uma relação muito boa, graças a Deus. Conheço praticamente todo mundo porque trabalho com o INCRA, trabalho com declarações, associações, igrejas…  Conheço e amo todo mundo e todo mundo gosta de mim, graças a Deus.

SB: Nos fale um pouco sobre a sua família.

Zuíno Martins: Eu me casei com os meus 25 anos, tive a minha esposa que me deu oito filhos, mas infelizmente, acabou ficando sete filhos. Hoje são todos pais e mães de família, casados, todos com suas famílias. Infelizmente, minha esposa Isabel faleceu há uns seis anos atrás. Hoje me casei novamente com a Cláudia. Ela é uma companheira muito boa e até já me presentou com um filhinho de três anos. Vivemos muito bem, eu amo muito a minha esposa e nos damos muito bem.

SB: Como é a sua relação com os cidadãos de Feira da Mata?

Zuíno Martins: Eu acredito que é uma relação muito boa, porque praticamente eu conheço todo mundo. Fazendo declarações pra esse povo, conversando, em reuniões. Tenho certeza que o povo de Feira da Mata gosta muito de mim, pois sempre me procuram pra gente prozar, tomar um cafezinho, almoçar, jantar ou ir em reuniões.

SB: Quem são os seus eleitores e o que essas pessoas buscam no pré-candidato Zuíno?

Zuíno Martins: Eu acredito que muitas pessoas estão me dando força, me apoiando nessa questão política. Eles querem realmente que eu entre lá porque eu tenho planos aí muito bons para a comunidade, principalmente para pessoas que não possuem renda. Quanto a situação de evangélico, é boa também, porque muitos me procuram e a gente trabalha anunciando e pregando a Palavra de Deus.

SB: Como você define o povo de Feira da Mata?

Zuíno Martins:  Eu defino como um povo maravilhoso. É um povo simples, um povo que não tem muita oportunidade para crescer na vida, para ser empresário, para enriquecer, porque aqui não dá essa oportunidade. A cidade é muito pequena e nós não temos estradas para escoar os nossos alimentos e nem receber. Mas é realmente uma maravilha esse povo aqui de Feira da Mata, um povo de “boas pessoas”.

SB: Qual a importância de Feira da Mata em sua vida?

Zuíno Martins: Uma importância muito grande. Primeiro porque eu nasci e me criei aqui. Eu preciso ver Feira da Mata cada vez mais desenvolvida, cada vez melhor. Feira da Mata melhorou muito, era muito fraca, precária. Hoje nós temos uma cidade boa. E temos um prefeito aí que é o Cidinho, o Aparecido, que está trabalhando muito bem, fazendo algo por essa cidade. E por isso essa cidade uma coisa maravilhosa, boa, estável para a gente viver, com seu povo humilde, simples e hospitaleiro.

SB: Como nasceu seu interesse pela política?

Zuíno Martins: Esse interesse nasceu porque as vezes, tá tudo bem e maravilhoso, mas as vezes, falta uma coisinha que a gente quer completar. E eu quero realmente completar essa coisinha. A saúde em primeiro lugar, porque precisamos e depois colocar alimentação na mesa daqueles que não tem renda nenhuma.

SB: Como você avalia o relacionamento entre a câmara de vereadores e o executivo no pleito em exercício?

Zuíno Martins:  A câmara de vereadores é muito boa. Trabalha junto com o prefeito, está ajudando o prefeito trazer os benefícios aqui para nós. A câmara está sempre fazendo o seu papel, assim como o prefeito está fazendo o papel dele. Então estão unidos, estão trabalhando e o progresso está chegando aqui para nós, através do prefeito que é um menino muito jovem, mas experiente, trabalhador e sinônimo de boa pessoa.

SB:  Ao vereador, na condição de legislador, cabe o papel de elaborar leis para o município. Se eleito, quais são os seus projetos de lei para o pleito dos próximos quatro anos?

Zuíno Martins:  Meus projetos de leis são vários. Eu quero colocar projeto pra gente melhorar, pois está tudo bom, mas melhorar é sempre bom. Melhorar educação, esporte, lazer e principalmente a saúde. Em tudo isso eu quero acrescentar a alimentação na mesa das pessoas carentes.

SB: Dentre tantas leis que o vereador pode propor, está a lei orçamentária anual que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Em sua opinião, quais as áreas deveriam receber maior parte desse recurso?

Zuíno Martins:  A área que nós precisamos atuar mesmo aqui, é a área da saúde. Nessa área a gente precisa aplicar sempre mais. É uma área que necessita e não pode deixar para depois. E a outra área, é aquela área que já citei. Procurar um meio de ajudar as pessoas. A minha prioridade é o povo, eu quero cuidar do povo, principalmente olhar para a mesa de cada um. Eu vejo minha mesa cheia de alimento, mas a mesa do meu vizinho não, então eu me preocupo. Tem até crianças desnutridas e a gente precisa cuidar, cuidar da saúde e cuidar da alimentação das pessoas.

SB: Ao vereador também cabe o papel de fiscalizar a atuação do poder executivo verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais. Qual a sua postura caso o candidato a prefeito que você apoia seja eleito ou não?

Zuíno Martins: Se ele for eleito, nós estaremos juntos trabalhando em prol deste município, desse povo. Se ele não for eleito, a outra pessoa que for eleita é que nós vamos apoiar, que vamos ajudar a trazer os benefícios para a região, é que vai nos ajudar a zelar deste povo, que estamos diante dele para governar.

SB: Para finalizar, gostaria de acrescentar alguma coisa? Deixar alguma mensagem para o eleitor?

Zuíno Martins: Eu tenho uma grande ansiedade de ver Feira da Mata sempre melhor. Agora nós temos uma Feira da Mata boa, graças a Deus ela está andando bem, o progresso está aí. Nós estamos vendo hospital sendo construído, estamos vendo a pavimentação, um prefeito dinâmico cuidando bem dessa cidade. Eu quero dizer a este povo que permaneçam unidos. Juntos vamos trabalhar e com certeza, Deus vai nos abençoar para chegarmos lá e continuarmos com esse progresso e trazer coisas ainda melhores para o nosso povo, para a nossa cidade. Eu quero deixar um abraço aqui para esse povo de Feira da Mata. Eu quero deixar a minha gratidão.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Powered by