Entrevista com pré-candidato a vereador Ega

A entrevista realizada com o pré-candidato de hoje foi realizada com Osvaldo Macedo Trindade. Mais conhecido como Ega, ele nos conta quais os motivos que o levam a tentar a eleição como vereador e nos conta um pouco sobre sua trajetória.

SB: Me fale sobre o Ega, quem é ele? Como você se define como pessoa?

Ega: Nasci e me criei aqui em Feira da Mata. Hoje eu já tenho 50 anos de idade, e graças a Deus meus princípios vieram de nascença, através da minha família criada aqui. Tenho esse legado de vida da minha família. Se você perguntar aqui em Feira da Mata quem é Ega, não passarei vergonha se nenhum amigo perguntar quem é Ega em Feira da Mata.

SB: Onde você nasceu? Qual sua relação com sua região natal?

Ega: Eu nasci aqui em Feira da Mata e me criei aqui em Feira da Mata. Eu sou filho daqui. Minha família também é daqui, então minha origem é Feira da Mata.

SB: Nos fale um pouco sobre a sua família.

Ega: Estou casado com a Isabel praticamente há 30 anos e convivo bem com a minha família, graças a Deus. Tenho dois filhos, o Thiago e o Lucas, que graças a Deus, também são exemplos aqui em Feira da Mata e nunca me deram trabalho. A família é a base de tudo.

SB: Como é a sua relação com os cidadãos de Feira da Mata?

Ega: É uma relação boa graças a Deus. Existe muito respeito de ambas as partes. Qualquer lugar que você chegar e perguntar por Ega, pode ter certeza que a resposta vai ser positiva.

SB: Quem são os seus eleitores e o que essas pessoas buscam no pré-candidato Ega?

Ega: Eu acho que eu tenho muita seriedade. A honestidade é o que a gente tem a zelar e zelar pelo nome da gente. Eu tenho muita amizade, graças a Deus.

SB: Como você define o povo de Feira da Mata?

Ega: O povo de Feira da Mata são pessoas humildes, muito carismáticas, são pessoas boas. Aqui é uma cidade pequena, aconchegante. São pessoas amigáveis, de fácil amizade. Feira da Mata é um excelente lugar para uma pessoa morar.

SB: Qual a importância de Feira da Mata em sua vida?

Ega: Sabe quando você nasce e quando você é criado naquele lugar? Aí você se apega a Feira da Mata, então viver em Feira da Mata é muito bom, em termos de relação com a população. É um lugar que você pode sair qualquer hora da noite e não tem perigo nenhum. Feira da Mata pra mim é uma parte da vida da gente, é tudo.

SB: Como nasceu seu interesse pela política?

Ega: Olha, eu nunca pensei em minha vida que eu viesse a ser pré-candidato. Eu já acompanhei vários candidatos, tanto que meu primo foi candidato a prefeito e vice-prefeito. Depois eu resolvi aceitar o convite para me candidatar como vereador. Eu já me candidatei uma vez e ganhei e o maior recorde de votos em Feira da Mata foi o meu, quando fui eleito.

SB: Por que você quer se eleger como vereador de Feira da Mata?

Ega: Para dar continuidade nos processos que eu montei e em algumas coisas que o prefeito anterior deixou. A cobrança do que tem que ser feito, no quitar da população o que é do nosso município, muitas coisas que foram vendidas e não passou pela Câmara. Então na minha gestão eu tenho a cobrança feita, o processo montado e dei andamento a esses processos, depois que eu saí, eu até cobrei de alguns colegas que estavam lá dentro, mas nenhum mostrou interesse pelos assuntos do nosso munícipio. Então eu quero entrar, ganhar não pelo salário, mas para cobrar o que é do povo, do nosso munícipio por direito.

SB: Como você avalia o relacionamento entre a câmara de vereadores e o executivo no pleito em exercício?

Ega: Eu não sei como comentar essa relação. Quando perdi na segunda candidatura e saí da política, eu não compareci mais a câmara para ver como está o relacionamento entre eles. Mas acredito que devam ter uma boa relação.

SB:  Ao vereador, na condição de legislador, cabe o papel de elaborar leis para o município. Se eleito, quais são os seus projetos de lei para o pleito dos próximos quatro anos?

Ega: Tem muitos projetos e indicações lá, principalmente a cobrança em relação a educação, melhorias para a educação, para o esporte e também cobranças acerca de uma praça que tem aqui. Muitas coisas devem ser feitas nessas áreas. Então tem como você montar um projeto e levar até o conhecimento da câmara um projeto de indicação para melhorar a qualidade para nosso povo. E também o povo de Feira da Mata tentar ver se consegue junto ao legislativo, uma empresa ou algo que possa vir para o nosso município para atrair um investidor que possa gerar empregos para a população. Tudo isso é melhoria da qualidade de vida da população.

SB: Dentre tantas leis que o vereador pode propor, está a lei orçamentária anual que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Em sua opinião, quais as áreas deveriam receber maior parte desse recurso?

Ega:  Os recursos da área principal que vem e já são destinados a cada setor, não sei se mudou a lei hoje, mas o dinheiro já vinha diretamente para sua área de destino. Se ele for bem usado naquela área, eu acredito em uma qualidade melhor. Se vier para a educação, tem melhorias, tem alimentação ou alguma coisa a mais. É a mesma coisa na área da saúde, com o recurso correto dar mais qualidade, não deixar faltar remédios nos postos. Então cada área recebe um pouco de verba.

SB: Ao vereador também cabe o papel de fiscalizar a atuação do poder executivo verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais. Qual a sua postura caso o candidato a prefeito que você apoia seja eleito ou não?

Ega: Se ele for eleito, vamos para cima para cobrar, corrigir e fiscalizar, que a obrigação de um vereador. E se não for, a cobrança seria a mesma, fiscalizar dentro das possibilidades cabíveis que nos dê o direito de fazer a nossa cobrança.

SB: Para finalizar, gostaria de acrescentar alguma coisa? Deixar alguma mensagem para o eleitor?

Ega: A mensagem que quero deixar para Feira da Mata e região é a que estou disposto a defender o povo de Feira da Mata com todo o meu coração, com toda a honestidade que as pessoas já conhecem. Então, quero entrar para defender o nosso povo, lutar pelo nosso município. Quero que ele cresça, um lugar que a gente ama muito, e tenho certeza que o povo de Feira da Mata também gostam muito daqui, nascidos e criados aqui e os que vieram de fora e permaneceram aqui, amam Feira da Mata. Com fé em Deus chegaremos lá e faremos um mandato honesto.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Powered by